2

Basquete: Flamengo x Minas, pelas quartas da Champions, será no Rio

FIBA escolheu o Rio de Janeiro como sede dos mata-matas do principal torneio interclubes da América Latina

17/03/2022 15:49 / atualizado em 17/03/2022 15:58
compartilhe
Flamengo e Minas se enfrentaram três vezes nesta temporada, com duas vitórias minas-tenistas e uma flamenguista
foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo e Minas se enfrentaram três vezes nesta temporada, com duas vitórias minas-tenistas e uma flamenguista

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) anunciou nesta quinta-feira que a fase eliminatória da Champions League América desta temporada será disputada na cidade do Rio de Janeiro, a partir de escolha da entidade. Com isso, o duelo entre Flamengo x Minas, por exemplo, acontecerá na capital fluminense e na casa rubro-negro, mesmo com mando de quadra neutro.

As equipes se enfrentam em, em jogo único, em 6 de abril (quarta-feira) deste ano, em horário a ser definido, no Maracanãzinho, ginásio onde o Flamengo manda suas partidas. No mesmo dia, acontecem todos os outros duelos das quartas, todos em sequência.

O Flamengo, atual campeão da Champions, avançou como primeiro do Grupo D, com cinco vitórias em seis jogos. Já o Minas foi o segundo do C, com três triunfos em três partidas - a última delas na terça-feira. Até o duelo decisivo, os times seguem em ação pelo NBB, maior torneio do basquete brasileiro, que tem o Minas como vice-líder e o Flamengo como terceiro colocado.

Biguá-URU x Boca Juniors-ARG, Cangrejeros-PRI x Quimsa-ARG, e São Paulo x Real Estelí-NIC são os outros duelos das quartas de final. A fase eliminatória, decidida toda em jogos únicos, segue em 7 de abril, com as semifinais, e em 9 de abril, com a grande final.

O vencedor da Champions League tem direito de disputar a Copa Intercontinental da FIBA, espécie de Mundial de Clubes atual e que tem como último campeão o Flamengo, em fevereiro deste ano. Ela conta também com os vencedores de Basketball Africa League (BAL), principal torneio do continente africano, Champions League Europa, campeonato de terceiro nível do "velho continente", e NBA G League, a liga de desenvolvimento da NBA.

Compartilhe