2

Basquete: Minas renova com Shaq Johnson

Ala-armador estadunidense assinou por um ano com o clube e vai para a terceira temporada como minas-tenista

29/06/2022 21:34
compartilhe
Shaquille Johnson Sr. em ação pelo Minas na último NBB, quando o Minas foi terceiro colocado
foto: Orlando Bento/Minas

Shaquille Johnson Sr. em ação pelo Minas na último NBB, quando o Minas foi terceiro colocado

O Minas anunciou nesta quarta-feira a renovação de contrato por um ano com o ala-armador estadunidense Shaquille Johnson Sr., de 32 anos. O jogador, de 1.96m e 95kg, vai para a terceira temporada como minas-tenista.

Contudo, Segundo apurou o Superesportes, Shaq Johnson se apresentará ao Minas pouco depois do início da temporada no Brasil, em outubro. Isso porque o jogador vai atuar por uma equipe estrangeira antes de retornar ao clube minas-tenista - provavelmente antes do fim do primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB).

Shaq Johnson tem 87 partidas com a camisa do Minas (42 na temporada 2020/2021 e 45 em 2021/2022) e conquistou o título da Copa Super 8 com a equipe, em janeiro de 2022. O ala-armador chegou ao clube em 2020, após passagem pelo Urunday Universitário, do Uruguai.

"Estou muito grato de estar de volta ao Minas, que está se tornando um lar para mim. A cidade, a estrutura e a ligação com a comissão técnica são ótimas. Então foi muito fácil dizer sim quando me pediram para retornar", comentou Shaq após a renovação.

Após uma primeira temporada regular de Shaq Johnson, o camisa 22 brilhou no Minas em 2021/2022. Além do título da Super 8, o jogador foi eleito o melhor estrangeiro do NBB e integrou o quinteto ideal do campeonato. Ele também ganhou o apelido de "Mr. Clutch", por se destacar em momentos decisivos.

Minas em 2022/2023


Além do ala-armador, o armador Alexey Borges é peça garantida no Minas para 2022/2023. Os armadores João Prado e Danilo Gomes, o ala-armador Vítor Ibiapina, os alas-pivôs Tiago Dias e Daniel Duque e o pivô Augusto Alcassa, todos jovens da base minas-tenista, também devem seguir, mas ainda sem minutagem considerável.

A comissão técnica também continuará, liderada pelo técnico Leo Costa - no clube desde 2019. Renan Gitiony (assistente), Bruno Porto (assistente), Pablo Marcelino (preparador físico) e Ellen Exmalte (fisioterapeuta) compõem a equipe.

Na temporada 2022/2023, o Minas é presença certa no NBB, com início em outubro, e na Champions League Américas - que deve durar de dezembro a abril de 2023. Caso permaneça entre os oito do primeiro turno do NBB, o time disputará a Super 8 em janeiro de 2023 e tentará defender o título de campeão.

Compartilhe