2

NBA tem Leste forte, Oeste embolado e regressiva por recorde de LeBron

Conferência Leste conta com quatro favoritos bem definidos, enquanto Oeste vive troca frequente de posições; LeBron deve se tornar o maior cestinha da liga

30/01/2023 06:02 / atualizado em 30/01/2023 10:47
compartilhe
LeBron James está próximo de se tornar o maior cestinha da NBA
foto: Maddie Meyer/AFP

LeBron James está próximo de se tornar o maior cestinha da NBA

A temporada regular da NBA chega ao terço final com a Conferência Leste forte e o Oeste embolado. Também há expectativa sobre quando LeBron James irá se tornar o maior cestinha da história da liga, já que 117 pontos separam o ala do Los Angeles Lakers da marca de 38.387 pontos do ex-pivô Kareem Abdul-Jabbar, ídolo do Lakers e também do Milwaukee Bucks.
 
 

O Leste conta com o atual vice-campeão Boston Celtics, do ala Jayson Tatum, na liderança, com campanha sólida de 36 vitórias e 15 derrotas. O time tem o melhor retrospecto da liga até então e vê outros fortes times da conferência se aproximando e ganhando confiança com o tempo.

Philadelphia 76ers, do armador James Harden e do pivô franco-camaronês Joel Embiid; Bucks, do ala-pivô grego Giannis Antetokounmpo; e Brooklyn Nets, do armador Kyrie Irving e do ala Kevin Durant, são outras grandes forças do Leste e favoritos a chegar longe. Times como Cleveland Cavaliers e Miami Heat, que aparecem na sequência, também ameaçam, mas em um patamar abaixo que os rivais.

O Oeste, por outro lado, conta com o Denver Nuggets à frente, com 34 vitórias e 16 triunfos. O time é liderado pelo pivô sérvio Nikola Jokic, candidato a vencer o prêmio de MVP da temporada regular pela terceira vez seguida, mas gera desconfiança quando o assunto é os playoffs.

Não há grandes forças definidas e uma vitória ou derrota muda drasticamente a tabela do Oeste, mas o Memphis Grizzlies, do armador Ja Morant, e o Los Angeles Clippers, dos alas Paul George e Kawhi Leonard, colocam-se em boas posições para playoffs. Atual campeão, o Golden State Warriors, do armador Stephen Curry, sofre com a inconstância e tenta ficar cômodo na zona de playoffs, sem precisar passar pelo play-in - a repescagem dos playoffs, disputada do sexto ao décimo.

O Dallas Mavericks, do armador esloveno Luka Doncic, vive mesma situação do Warriors, mas ainda mais inconstante e maior dependência da sua estrela, outro candidato ao MVP. O Los Angeles Lakers, de LeBron James e do pivô Anthony Davis, está fora dos dez primeiros e quer chegar ao menos no play-in.

Com campanha negativa, a franquia vê LeBron James se destacando individualmente e próximo de se tornar o maior cestinha da NBA na temporada regular. Ele tem 38.271 pontos em 1.406 partidas, desde 2003, contra 38.387 pontos em 1.560 jogos de Kareem Abdul-Jabbar, entre 1969 e 1989.

Sequência

A NBA se aproxima do All-Star Game, em 19 de fevereiro, em Salt Lake City, Utah, e depois dessa pausa entrará de vez nos últimos dos 82 jogos da temporada regular para cada equipe. O play-in ocorre de 11 a 14 de abril, com os playoffs começando no dia seguinte. As finais da NBA terão início em 1º de junho, com o tradicional duelo do campeão do Leste com o vencedor do Oeste.

No Brasil, os jogos da NBA estão sendo transmitidos nas TVs aberta e por assinatura e também via streaming, seja pago ou não. Na televisão, Band, ESPN, SporTV e TNT exibem as partidas, enquanto Amazon Prime Video, YouTube e Twitch transmitem o melhor basquete do mundo.

Compartilhe