2

Basquete: Brasil bate os EUA e garante vaga no Mundial de 2023

Copa do Mundo deste ano, entre 25 de agosto e 10 de setembro, terá como sede Japão, Indonésia e Filipinas

26/02/2023 23:19 / atualizado em 27/02/2023 12:08
compartilhe
Ala-pivô da Seleção Brasileira, Bruno Caboclo foi o cestinha da partida, com 21 pontos
foto: Divulgação/FIBA

Ala-pivô da Seleção Brasileira, Bruno Caboclo foi o cestinha da partida, com 21 pontos

O Brasil está classificado para o Mundial de basquete de 2023. Na noite deste domingo (26), o time brasileiro venceu os Estados Unidos por 83 a 76 em casa, no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul-RS, pelo fechamento das Eliminatórias da Copa do Mundo - começaram em novembro de 2021.
 
 

Mesmo diante de um time estadunidense formado em sua maioria por atletas da Liga de Desenvolvimento da NBA e outros jogadores sem clube, o Brasil teve dificuldades. O início foi equilibrado, com os brasileiros melhorando ao longo do quarto e terminando os primeiros dez minutos à frente em 22 a 16.

O equilíbrio se manteve no restante do primeiro tempo, com o Brasil indo ao intervalo vencendo por 39 a 15. No terceiro período, liderados pelo armador Yago Mateus e pelo ala-pivô Bruno Caboclo, os mandantes abriram boa vantagem e foram aos últimos dez minutos vencendo por 62 a 54.

No último período, o Brasil sofreu para administrar a vantagem - que era de 11 em dado momento do terceiro período. Os Estados Unidos chegaram a cortar para quatro, mas o time brasileiro conseguiu concretizar o triunfo em 83 a 76. Caboclo foi o cestinha da partida, com 21 pontos.

Em caso de vitória sobre os EUA, o Brasil se classificaria. Já com uma derrota, o time brasileiro precisaria de uma combinação de resultados - que acabaram não ocorrendo. A equipe do técnico Gustavo De Conti terminou as Eliminatórias na quarta posição do Grupo F, sendo o melhor quarto geral da qualificatória.

Estados Unidos, Porto Rico e México também se classificaram na chave brasileira. Canadá, República Dominicana e Venezuela foram os classificados do Grupo F - Argentina, atual vice-campeã, não se classificou. Serão sete equipes das Américas na Copa do Mundo de 2023, sediada entre 25 de agosto e 10 de setembro em Japão, Indonésia e Filipinas. A Espanha é a atual campeã mundial.

Brasil 83 x 76 Estados Unidos


Brasil
Marcelinho Huertas, Georginho de Paula, Leo Meindl, Bruno Caboclo e Lucas Mariano; Yago Mateus, Gui Santos, Vitor Benite, Gabriel Jaú, Rafael Hettsheimeir e Márcio Santos. Técnico: Gustavo De Conti

Estados Unidos
Langston Galloway, Abdul Gaddy, Elijah Pemberton, Deonte Burton, e Jay Huff; Treveon Graham, Dusty Hannahs, Xavier Moon, Reggie Perry, Craig Sword, Will Davis II e Nate Hinton. Técnico: Jim Boylen

Destaques do jogo


Brasil

Bruno Caboclo: 21 pontos, 8 rebotes e 1 assistência

Yago Mateus: 17 pontos, 2 rebotes e 8 assistências

Gui Santos: 5 pontos, 9 rebotes e 1 assistência

Estados Unidos

Langston Galloway: 19 pontos, 5 rebotes e 2 assistências

Craig Sword: 7 pontos, 9 rebotes e 2 assistências

Reggie Perry: 8 pontos e 3 rebotes

Motivo: sexta e última janela das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023

Local: Arena Arnão, em Santa Cruz do Sul-RS

Data e horário: domingo, 26 de fevereiro de 2023, às 21h10 (de Brasília)

Arbitragem: Juan Fernández (Argentina), Júlio César Anaya (Panamá) e Nathaniel Saunder (Canadá)

Transmissão: ESPN 2

Compartilhe