2

A melhor final de todos os tempos salvou o futebol

Não é comum em jogos desse tamanho vermos um enfrentamento com tantas reviravoltas, qualidade, cartas na manga e emoção até, literalmente, no último segundo

Bob Faria: 'A melhor final de todos os tempos salvou o futebol'
foto: Gladyston Rodrigues/EM/DAPress

Bob Faria: 'A melhor final de todos os tempos salvou o futebol'


Vamos combinar. Não foi a melhor Copa de todos os tempos. Não foi nem a melhor Copa do século XXI (até agora). Mas foi a melhor final que já vimos. Que jogo espetacular, com todos os ingredientes que um embate épico tinha para entregar. Dois super gênios, num duelo não só de capacidade técnica, mas de gerações. O fim de uma era, o início de outra. E os dois brilharam com a força das estrelas que são nessa constelação que é o futebol. Messi e Mbappé deram o tom do encontro que mobilizou mais uma vez bilhões de corações.

Messi ergue a taça da Argentina, tricampeã do mundo


 
Não é muito comum em jogos desse tamanho vermos um enfrentamento com tantas reviravoltas, qualidade, cartas na manga e emoção até, literalmente, no último segundo. Pois o que vimos neste duelo entre Argentina e França foi a história sendo escrita com suas letras mais douradas. Mais reluzentes e mais perenes. Num mundo onde as imagens são tão fugazes, as desse jogo vão permanecer por décadas.
 
Alguns grandes gênios da bola nunca ganharam uma Copa, é verdade. O esporte não é justo. É imprevisível e impiedoso. Mas o mundo não merecia ver o ocaso de uma carreira como a de Lionel Messi sem culminar na glória máxima desse esporte.
 
Eu enxergo a Copa do Mundo como um desfile de moda. Geralmente, aquilo que se apresenta serve como tendência para o mercado da próxima estação. E então tudo se encaminhava para um desenho de futebol mais pragmático, que premiasse as defesas e os sistemas mais fechados como sinal de competitividade. 

Jogos muito truncados, intermináveis acréscimos e zebras pastando para todos os lados. Mas, eis que no seu último ato, vem à tona a essência do jogo e impõe a verdade sobre a qual se construiu a paixão. Ídolos transformando a condução da bola numa dança, times se movimentando organicamente, como numa coreografia, um ritual de improviso florescendo entre o preparo físico e mental, e ao final, pavimentando o caminho até as redes adversárias com drama, suor e talento sobre-humano.
 
Futebol é o jogo mais simples do mundo. E o mais incrível. Porque escreve com linhas sinuosas suas histórias. E nunca houve uma final como essa, com curvas tão belas. A melhor final de todos os tempos salvou mais uma vez o futebol.


Compartilhe