2

Coluna do Nicola: parceiro do Galo na SAF foi rejeitado no Botafogo

Atlético pretende vender apenas 51% das ações de sua SAF ao investidor. Nem a Arena MRV, nem tampouco a Cidade do Galo devem entrar nas negociações.

Jorge Nicola, colunista do Superesportes, fala sobre o investidor que negocia com o Atlético para adquirir SAF
foto: Jorge Nicola/Superesportes

Jorge Nicola, colunista do Superesportes, fala sobre o investidor que negocia com o Atlético para adquirir SAF

É questão de tempo para que o Atlético confirme publicamente que o investidor que negocia a compra da SAF é Peter Grieve, dono da The Football CO. Em 2021, o banqueiro norte-americano já havia tentado fechar com o Botafogo, mas causou péssima impressão e acabou descartado. O clube carioca optou por John Textor.

"Logo na primeira página da proposta do Peter, tinha um parágrafo que deixava bem clara a intenção de buscar dinheiro no mercado para investir no clube", explica um dos envolvidos nas tratativas do Botafogo com a Football CO na oportunidade.

"Para todos do Botafogo, ficou claro que ele não tinha o dinheiro e tentaria captá-lo. E a ideia nunca foi vender a SAF para alguém que precisasse do dinheiro de outros para gerir o clube", acrescenta a fonte.

As primeiras informações ligadas ao Galo dão conta de que o ex-funcionário do Goldman Sachs, grupo financeiro multinacional com sede em Nova Iorque, pretende montar um fundo de US$ 1 bilhão ou R$ 5,2 bilhões para gerir clubes de futebol.

Além do Atlético, existem negociações com um time da primeira divisão do Campeonato Inglês.

Grieve já comandou sem grande sucesso um clube no Zimbábue. A experiência na África começou em 2009 e terminou em 2017. O Bantu Rovers chegou a disputar a elite do campeonato nacional por quatro temporadas, mas sua melhor colocação não passou de um nono lugar. 

O norte-americano também foi dono do Europa Point, em Gibraltar, de 2017 a 2019. Nas três temporadas, o Europa Point só jogou a primeira divisão no último ano, quando terminou o campeonato em 10º - com apenas 12 clubes.

Vale a lembrança de que o Atlético pretende vender apenas 51% das ações de sua SAF ao dono da Football CO. Nem a Arena MRV, nem tampouco a Cidade do Galo devem entrar nas negociações.

Compartilhe