Seleção
None

Seleção Brasileira

Kaká é a grande novidade da lista de Mano para amistosos com Iraque e Japão

Além de Kaká, Leandro Castán, Fernando e Giuliano são as outras surpresas de Mano

postado em 27/09/2012 15:13 / atualizado em 27/09/2012 16:44

AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

A grande surpresa reservada pelo técnico Mano Menezes no anúncio de sua convocação, nesta quinta-feira, para amistosos contra Iraque e Japão, foi o meio-campista Kaká, do Real Madrid, que havia sido chamado pela última vez para a Seleção Brasileira em novembro de 2011. Além do jogador, que disputou as três últimas Copas, as novidades ficaram por conta de Leandro Castán, da Roma, Victor, do Atlético, Thiago Neves, do Fluminense, Fernando, do Grêmio, e Giuliano, que está no futebol ucraniano.

Chamado em 2011, Kaká se lesionou e não pôde vestir a camisa canarinho em amistosos contra Gabão e Egito. Desde então, o ex-são-paulino se tornou reserva da equipe espanhola e não conseguiu repetir o nível das atuações que o fizeram disputar as Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010. Nesta quarta-feira, o camisa 8 do Real Madrid marcou três gols em um amistoso contra o Millionários, dos Estados Unidos, marcando um novo momento da carreira.

A última vez de Kaká em campo pela Seleção Brasileira foi em julho de 2010, justamente na eliminação diante da Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo. O jogador enfrentava problemas clínicos e teve atuação abaixo do esperado no Mundial.

Em relação aos outros convocados, Mano Menezes preferiu não desfalcar os clubes nacionais de forma intensa no Campeonato Brasileiro e, por isso, levou apenas um jogador por clube. Foram lembrados os goleiros Victor  e Jéfferson, o zagueiro Dedé, os volantes Fernando e Paulinho, o meia Thiago Neves e os atacantes Leandro Damião, Lucas  e Neymar.

Os amistosos diante do Iraque, seleção comandada por Zico, e o Japão, serão nos dias 11 e 16 de outubro, na Suécia e na Polônia, respectivamente. As partidas ocorrem logo na semana seguinte à decisão do Superclássico das Américas. No próximo dia 3, o time de Mano Menezes apenas com jogadores que atuam no País vai à Resistência-ARG, para definir o torneio contra a Argentina. No primeiro jogo, em Goiânia, houve vitória por 2 a 1.

As três partidas serão as primeiras da Seleção depois de uma sequência de três duelos em território brasileiro.

Confira a lista de jogadores convocados para os próximos amistosos:

Goleiros: Diego Alves (Valencia), Jéfferson (Botafogo) e Victor (Atlético)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto) e Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dedé (vasco), Leandro Castán (Roma) e Thiago Silva (PSG)
Volantes: Fernando (Grêmio), Paulinho (Corinthians), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham)
Meias: Kaká (Real Madrid), Giuliano (Dnipro), Oscar (Chelsea) e Thiago Neves (Fluminense)
Atacantes: Hulk (Zenit), Leandro Damião (Internacional), Lucas (São Paulo) e Neymar (Santos)