2

2008 - Pequim

14/03/2016 19:19 / atualizado em 29/06/2021 18:40
compartilhe
A Olimpíada de Pequim foi cheia de recordes para o Brasil. O país levou à China a sua maior delegação até então, com 277 atletas, 144 homens e 133 mulheres. Os brasileiros competiram em 32 esportes, chegaram a 38 finais e conquistaram 15 medalhas: três de ouro (todas inéditas), quatro de prata e oito de bronze.

O lado negativo foi a queda em relação a Atenas na classificação geral: de 16º para 22º.

Os esportes com participação brasileira foram atletismo, basquete, boxe, canoagem (velocidade e slalom), ciclismo (estrada e mountain bike), esgrima, futebol, ginástica (artística e rítmica), handebol, hipismo, judô, levantamento de peso, lutas, natação, nado sincronizado, maratona aquática, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.

O nadador César Cielo foi um dos atletas que colocaram o Brasil no ponto mais alto do pódio em Pequim. Ele venceu a final dos 50m livre e ainda quebrou o recorde olímpico três vezes. O paulista de Santa Bárbara D’Oeste ainda conseguiu o bronze nos 100m livre.

No atletismo, Maurren Maggi fez história ao vencer a prova de salto em distância. Ela alcançou a marca de 7,04m, um centímetro a mais que sua principal rival, a russa Tatiana Lebedeva, então favorita para levar o ouro.

O terceiro ouro, também inédito, veio com as meninas da Seleção Brasileira de Vôlei, dirigidas por José Roberto Guimarães, o mesmo comandante do time masculino na campanha vitoriosa em Barcelona, nos Jogos de 1992. O Brasil bateu os Estados Unidos na decisão. Em Pequim, a Seleção Brasileira Masculina ficou com a prata.

As demais medalhas de prata do Brasil foram conquistadas pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol; pela dupla Bruno Prada, Robert Scheidt, na classe Star da vela; e ainda pela dupla Fábio Luiz e Márcio na competição de vôlei de praia.

Ainda no vôlei de praia, os brasileiros Emanuel e Ricardo ficaram com o bronze.

Na vela, a dupla formada por Fernanda Oliveira e Isabel Swan encerrou os Jogos na terceira colocação, conquistando uma medalha de bronze inédita para as mulheres no esporte.

Já no taekwondo, Natalia Falavigna (67kg) colocou seu nome na história como a primeira atleta a conquistar uma medalha de bronze nesse esporte.

China no topo

Os Jogos de Pequim registraram 132 recordes olímpicos e 43 mundiais. Pela primeira vez na história, a China liderou o quadro geral de medalhas.

O nadador norte-americano Michael Phelps marcou novamente o seu nome numa Olimpíada. Ele conquistou oito ouros e atingiu o recorde de 14, levando em conta as demais participações nos Jogos. Os recordistas até então tinham nove ouros olímpicos: os norte-americanos Mark Spitz (natação) e Carl Lewis (atletismo), o finlandês Paavo Nurmi (atletismo) e a ginasta da ex-URSS Larisa Latynina.

Outros astros dos Jogos Olímpicos de Pequim foram o jamaicano Usain Bolt, vencedor dos 100m e os 200m, com recorde mundial nas duas provas mais tradicionais do atletismo, e a russa Yelena Isinbayeva, ouro no salto com vara com a marca de 5,05m de altura.


Compartilhe