2

1920 - Antuérpia

14/03/2016 17:32 / atualizado em 29/06/2021 18:27
compartilhe

A cidade de Antuérpia, na Bélgica, recebeu a primeira edição dos Jogos Olímpicos após a Primeira Guerra Mundial. Nela, o Comitê Olímpico Internacional apresentou ao mundo a bandeira Olímpica com os cinco anéis que representam os continentes do planeta. Outro fato inédito foi a introdução do Juramento Olímpico para os atletas.

Os Jogos da Antuérpia foram os primeiros com a participação do Brasil. O país levou uma delegação com 21 atletas e conseguiu três medalhas (ouro, prata e bronze), todas no tiro esportivo. O trajeto até a Bélgica foi feito a bordo do navio Curvello, cedido pelo governo federal.

O Brasil competiu em cinco modalidades: natação, pólo aquático, saltos ornamentais, remo e tiro esportivo.

O inédito ouro brasileiro foi de Guilherme Paraense, tenente do Exército, no tiro rápido (25m) individual. Afrânio Antônio da Costa conseguiu a prata na pistola livre (50m) individual. Na mesma prova, por equipes, os dois ganharam o bronze junto com Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa.

Os grandes nomes dos Jogos da Antuérpia foram o italiano Nedo Nadi, medalhista de ouro em cinco provas de esgrima: três nas individuais (espada, florete e sabre) e duas por equipes, e a norte-americana Ethelda Bleibtrey, primeiro lugar nas três competições femininas de natação (100m, 300m e 4x100m nado livre) e responsável por quebrar cinco recordes mundiais.



Compartilhe