2

Surfe

14/03/2016 15:44 / atualizado em 14/07/2021 16:05
compartilhe


foto: AFP


Como Tóquio não possui muitas zonas litorâneas adequadas para a prática da modalidade, o surfe terá suas competições sediadas em Chiba, cidade situada a 64 km da capital japonesa.

O esporte depende de condições climáticas adequadas e maré favorável para sua prática. Por isso, não é possível estimar o tempo que as disputas demandarão durante os Jogos Olímpicos. Há a possibilidade, inclusive, de que o surfe necessite de mais tempo para sua realização do que o próprio calendário previsto para a Olimpíada.

A competição ocorrerá com três rodadas iniciais, seguidas de quartas de finais, semis, luta pelo bronze e final pela medalha de ouro. O quadro de juízes pontuará cada onda surfada por um competidor de um a dez pontos. 

Apenas as duas melhores corridas de cada atleta em uma rodada são levadas em consideração. As principais manobras são: reentrada, cut back, tubo, aéreo e lay back. O tamanho e a forma da onda surfada também são critérios de avaliação.

O Brasil tem grandes chances de medalha na modalidade. Os surfistas Ítalo Ferreira e Gabriel Medina foram, respectivamente, campeão e vice-campeão do Mundial de 2019. No surfe feminino, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima aparecem como candidatas e podem surpreender.

Compartilhe