Após a divulgação dos resultados das eleições presidenciais que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diversos perfis provocaram Neymar por conta de seu posicionamento político favorável ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), derrotado no pleito. E o craque do PSG e da Seleção Brasileira pareceu não gostar do que leu.
O perfil de dicas econômicas "Nath Finanças" postou em sua conta oficial no Twitter uma brincadeira em que afirma que o atacante a teria mandado mensagem "implorando ajuda para declarar o imposto de renda".
Como tem gente que gosta de aparecer né %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFD%u200D%u2642%uFE0F%uD83E%uDD26%uD83C%uDFFD%u200D%u2642%uFE0F pqp %uD83C%uDF6A
%u2014 Neymar Jr (@neymarjr) November 1, 2022
O jogador, entretanto, não gostou da brincadeira e respondeu a postagem: "Como tem gente que gosta de aparecer, né? PQP!", escreveu ele, colocando ainda um emoji de biscoito - que nas redes sociais significa pessoa que está em busca de atenção.
Reação da Internet
A resposta do camisa 10 da Seleção Brasileira não agradou internautas e gerou diversas críticas ao jogador.
Alguns perfis passaram a insinuar "falta de psicológico" para aguentar os jogos da Copa do Mundo. "Tu tá caindo em provocação da NATH FINANÇAS NO TWITTER e você acha que tem psicológico para aguentar 7 jogos na Copa do Mundo pra trazer o Hexa sem perder a linha?", perguntou um internauta.
"Se chamar de sonegador durante o jogo ele perde a linha e é expulso", respondeu outro usuário do Twitter.
Por fim, o perfil da Nath Finanças respondeu: "Tu não aguenta uma piadinha e ainda vai jogar na copa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK".
Tu não aguenta uma piadinha e ainda vai jogar na copa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
%u2014 Nath Finanças %uD83D%uDCB0 (@nathfinancas) November 1, 2022
Polêmica com a Receita Federal
A postagem da influenciadora se baseou em supostas infrações cometidas pelo jogador em suas declarações de Imposto de Renda, entre 2011 e 2013. O Conselho de Administração de Recursos Fiscais aplicou uma multa de R $8 milhões de reais a Neymar, que recorreu. O caso segue em julgamento.
O processo voltou à mídia durante as eleições, após as declarações de apoio do jogador ao atual presidente da República.
Em entrevista ao Flow Podcast, o até então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, foi questionado se teria ficado chateado com o apoio de Neymar ao seu rival. Lula afirmou, em tom de brincadeira, que o jogador estaria com medo de vê-lo presidente porque o Brasil "saberia que Bolsonaro perdoou a dívida de Imposto de Renda dele".
A afirmação de Lula faz referência ao encontro do pai de Neymar com o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes, em 2019. O encontro ocorreu seis dias após o atleta entrar com o recurso no conselho pedindo a anulação do processo.