O último Derby della Madonnina em uma semifinal da Liga dos Campeões aconteceu na temporada 2002/03. Na ocasião, o Milan levou a melhor. Naquela temporada, o lado vermelho de Milão venceu a competição, em uma final contra o Liverpool, da Inglaterra. Na temporada 2004/05, as equipes voltaram a se enfrentar no mata-mata da Champions, mas dessa vez pelas quartas-de-final. Assim como em 2003, o Milan se classificou e chegou à final. Na decisão, o Liverpool deu o troco e foi o campeão.
Onde assistir e horário:
- Data e horário: 10 de maio de 2023, às 16h (horário de Brasília).
- Local: San Siro, em Milão, Itália.
- Onde assistir: TNT Sports (tv fechada) e HBO Max (streaming).
- Árbitro: Jesús Gil Manzano (ESP).
O confronto também terá transmissão em tempo real pelo Superesportes.
Escalação do Milan
O Milan é o quinto colocado no campeonato italiano, com 61 pontos, dois a menos que o rival do jogo desta quarta (10), a quatro jogos do fim. No último jogo, contra a Lazio, o Milan venceu por 2 a 0, com gols de Theo Hernández e Bennacer. Embora o rossonero esteja a nove partidas sem perder, cinco desses jogos terminaram empatados. Nessa temporada, Milan e Inter já se enfrentaram três vezes. Pelo Italiano, no primeiro turno, 3 a 2 para o Milan. No segundo, 1 a 0 para os rivais. O terceiro jogo foi pela supercopa da itália e a Inter venceu por 3 a 0.
Para o jogo desta quarta (10), o técnico Stefano Pioli pode ter dois desfalques. O meia Pobega e o atacante Rafael Leão, artilheiro do time com 16 gols na temporada. Na vitória contra a Lazio, o Leão foi substituito depois de um incômodo muscular. Exames médicos identificaram um pequeno estiramento no músculo adutor da coxa.
Provável escalação do Milan
Maignan; Maignan; Calabria, Kjaer, Tomori, Theo Hernández; Bennacer, Tonali, Brahim Díaz, Kruni%u0107, Saelemaekers (Rafael Leão); Giroud. Técnico: Stefano Pioli.
Escalação da Inter
Já a Internazionale vive uma fase melhor que a do rival. O time vem de cinco vitórias seguidas no campeonato italiano. A última, no último sábado (6), no clássico contra a Roma, por 2 a 0, fora de casa. Os gols foram marcados por Dimarco e Lukaku. Na tabela, Inter e Milan disputam uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. A quatro jogos do fim da competição, o lado azul de Milão está levando a melhor, com 63 pontos na quarta colocação, dois a mais que os rivais, quinto colocado. A partida contra a Roma marcou o sexto jogo da Internazionale sem perder.
O time comandado por Simone Inzaghi terá dois desfalques confirmados. Skriniar e Gosens, ambos lesionados.
Provável escalação da Inter
Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella, Brozovic, Mkhitaryan e Dimarco; Lautaro Martínez e Lukaku. Técnico: Simone Inzaghi.