Superesportes

AMÉRICA

Rumo ao Inter, Bracks se despede: 'Melhor momento da história do América'

Diretor de futebol distribuiu agradecimentos em adeus; funções do cargo serão exercidas pelo 'departamento de futebol sob a tutela do Conselho de Administração'

Redação
Paulo Bracks deixa América para assumir cargo no Internacional - Foto: Mourão Panda/América
Prestes de se tornar executivo de futebol do Internacional, Paulo Bracks se despediu do América após uma passagem que durou quase três anos. Em vídeo publicado pelo Coelho nesta sexta-feira, o dirigente distribuiu agradecimentos e disse deixar o clube no "melhor momento da história".


"É o melhor momento da história do clube. E nele, fecho meu ciclo, me despeço, com uma sensação de dever cumprido. Não poderia deixar de agradecer todos os funcionários do CT, todas as pessoas com as quais tive a oportunidade de trabalhar no clube, comissão técnica, jogadores, ao presidente (Marcus) Salum, meu muito obrigado por tudo, e à torcida americana. Porque, como aprendi aqui, o América é grato àqueles que engrandecem o seu pavilhão, espero entrar nesse rol, porque, para mim, o América é uma gratidão eterna", disse.

De acordo com comunicado emitido pelo América, as funções de Bracks "serão desempenhadas pelo departamento de futebol sob a tutela do Conselho de Administração do Clube".


Paulo Bracks chegou ao América como diretor das categorias de base, em janeiro de 2018. Em maio de 2019, foi convidado a assumir a mesma função, mas no profissional. À época, a equipe vivia péssimo momento na Série B e lutava contra o rebaixamento à Terceira Divisão nacional.

Sob o comando técnico de Felipe Conceição, o América conseguiu uma impressionante campanha de recuperação que quase resultou num acesso histórico. Em 2020, Bracks foi o responsável por contratar Lisca e montar o elenco que chegou à semifinal do Campeonato Mineiro, à inédita semifinal da Copa do Brasil e disputa ponto a ponto a liderança da Série B com a Chapecoense.


"Em maio de 2019, recebi o honroso e desafiante convite de ser diretor de futebol profissional do clube. Naquele momento, o América era lanterna da Série B e havia sido eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Oitenta e oito jogos depois, o América alcança uma semifinal de Copa do Brasil e disputa a liderança da Série B após 31 rodadas, com acesso à Série A de 2021 praticamente garantido", pontuou Bracks.

Leia, na íntegra, a declaração de despedida do dirigente:

"O América abriu as portas para mim em janeiro de 2018. Como diretor das categorias de base, pude contribuir para o retorno de atletas convocados à Seleção Brasileira, para o retorno do América às competições nacionais e o principal: ajudar na transição de atletas para o elenco profissional. Hoje, o elenco profissional do América tem cerca de 35% de atletas egressos das categorias de base.
Em maio de 2019, recebi o honroso e desafiante convite de ser diretor de futebol profissional do clube. Naquele momento, o América era lanterna da Série B e havia sido eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Oitenta e oito jogos depois, o América alcança uma semifinal de Copa do Brasil e disputa a liderança da Série B após 31 rodadas, com acesso à Série A de 2021 praticamente garantido.

É o melhor momento da história do clube. E nele, fecho meu ciclo, me despeço, com uma sensação de dever cumprido. Não poderia deixar de agradecer todos os funcionários do CT, todas as pessoas com as quais tive a oportunidade de trabalhar no clube, comissão técnica, jogadores, ao presidente (Marcus) Salum, meu muito obrigado por tudo, e à torcida americana. Porque, como aprendi aqui, o América é grato àqueles que engrandecem o seu pavilhão, espero entrar nesse rol, porque, para mim, o América é uma gratidão eterna. Muito obrigado."
Comunicado do América
O América Futebol Clube se despede e agradece o Diretor de Futebol Paulo Bracks pelos trabalhos prestados nestas duas temporadas de muito aprendizado e feitos importantes e históricos para nosso Clube.

As funções de Paulo Bracks serão desempenhadas pelo departamento de futebol sob a tutela do Conselho de Administração do Clube.