2

Crucial em 2020, sistema defensivo do América sofre na Série A

Coelho teve a melhor defesa da Série B e ultrapassou limites com consistência na Copa do Brasil, mas encara realidade completamente distinta na elite

08/07/2021 06:00 / atualizado em 07/07/2021 23:59
compartilhe
América sofreu gols em oito dos dez jogos que disputou na Série A
foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

América sofreu gols em oito dos dez jogos que disputou na Série A


Crucial na temporada 2020, o sistema defensivo do América tem sofrido na Série A do Campeonato Brasileiro. Com 15 gols sofridos em dez jogos, o Coelho tem a segunda pior defesa da competição - atrás apenas da Chapecoense, que sofreu 17.
 
 

Nesta quarta-feira (7), o mau momento defensivo foi confirmado com goleada sofrida por 4 a 0 diante do Fortaleza, na Arena Castelão. O América cometeu muitos erros sem bola e cedeu espaços preciosos ao Leão do Pici, que teve tranquilidade para construir e controlar o placar, em partida válida pela 10ª rodada do Brasileirão.

Na última edição da Série B, no entanto, o América se sagrou vice-campeão e teve campanha caracterizada por grande solidez defensiva. A equipe comandada por Lisca sofreu apenas 23 gols em 38 rodadas e ficou atrás apenas da campeã Chape no quesito (21).

Em março, um dos pilares da sólida defesa do Coelho deixou o clube. Prata da casa, o zagueiro Messias foi vendido ao Ceará, em negociação que repercutiu negativamente entre os torcedores americanos.

Para o setor, nesta janela de transferências, o clube mineiro anunciou cinco contratações. Chegaram os zagueiros Lucas Kal e Ricardo Silva, além do lateral-direito Eduardo e dos laterais-esquerdos Marlon e Alan Ruschel. Entre eles, apenas Eduardo assumiu condição de titular, em vaga antes ocupada por Diego Ferreira.

Derrota por 4 a 0 para o Fortaleza escancarou problemas defensivos do América
foto: Daniel Galber/Estadão Conteúdo

Derrota por 4 a 0 para o Fortaleza escancarou problemas defensivos do América


A análise do momento atual revela um cenário negativo. O América sofreu gols em oito dos dez jogos que disputou no Brasileirão. A defesa só saiu 'ilesa' em dois compromissos: no empate em 0 a 0 com o Cuiabá, pela 5ª rodada, e na vitória por 2 a 0 sobre o Santos, na 9ª rodada - ambos no Independência, em Belo Horizonte.

Vagner Mancini tem a missão de reestabelecer o equilíbrio defensivo em um dos grandes desafios do Coelho na Série A: no sábado (10), às 19h, a equipe terá pela frente o rival Atlético, no Independência. O Galo vive ótimo momento e é o 4° colocado da competição, com seis vitórias, um empate e três derrotas.
 

Compartilhe