2

Mancini justifica esquema com três zagueiros no América: 'Pressionar alto'

Técnico utilizou a formação no Coelho pela primeira vez na última rodada do Brasileiro, na derrota para o rival Atlético

16/07/2021 11:49 / atualizado em 16/07/2021 22:52
compartilhe
Desde que chegou ao América, o técnico Vagner Mancini deu preferência ao esquema 4-4-2
foto: João Zebral/América

Desde que chegou ao América, o técnico Vagner Mancini deu preferência ao esquema 4-4-2

Desde que chegou ao América, o técnico Vagner Mancini deu preferência ao esquema 4-4-2. No entanto, na derrota para o Atlético por 1 a 0 no último sábado, no Independência, na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, ele utilizou pela primeira vez o 3-5-2.

Em entrevista à Rádio 98 nessa quinta-feira, o treinador do Coelho rebateu as críticas de que seria uma formação defensiva e explicou que o esquema favorece uma pressão mais alta na saída de bola dos adversários. 

"O encaixe do 4-4-2 em cima do 3-5-2, ele é difícil de acontecer. Normalmente, quando você pega uma equipe mal treinada no 4-4-2, ele tem dificuldade para encontrar a sua saída de bola com os dois zagueiros abertos. Quando ele abre, a bola entra toda hora entre as linhas. É importante a gente falar sobre isso, porque não é um sistema defensivo, pelo contrário, é um sistema ofensivo, onde você consegue colocar, às vezes, seis ou sete jogadores pressionando alto", disse Mancini. 

Mancini também falou sobre os mecanismos para que isso aconteça. Segundo ele, o sistema defensivo segue o mesmo quando o time possuí a bola, mas a equipe consegue 'sufocar' mais facilmente o adversário ao subir os dois alas. 

"Quando você tem uma linha de três zagueiros, com um volante só apenas a frente, você está defendendo com quatro jogadores, que é o que 4-4-2 te proporciona, porque a partir do momento que o lateral-direito sobe, você segura o lateral-esquerdo, os dois zagueiros e um volante. Então, o sistema defensivo é praticamente o mesmo. O que te dá de ganho é quando você adianta os dois alas e eles pegam os laterais lá em cima, porque aí você sufoca o adversário na saída de bola."

No Corinthians, o último time que comandou, o técnico também variou entre os dois esquemas. Apesar disso, Mancini revelou que não gostava muito da formação até pouco tempo.

"Até certo tempo atrás, eu não gostava desse sistema porque eu pensava assim, eu estou trocando um jogador de meio-campo por mais um zagueiro. Eu acho que todo torcedor pensa isso. Mas na verdade, esse foi um sistema lançado com a Dinamarca, com o Piontek, na Copa de, se não me engano a memória, de 86 ou 90, onde ele queria um time ofensivo", explicou.

Mancini não revelou se repetirá a formação na partida contra o Sport na próxima segunda-feira (19), às 20h, no Independência. O jogo é válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O América ocupa o 16º lugar, com nove pontos, dois a mais do que o próximo rival, que tem sete e ocupa a 17º posição.

Compartilhe