2

América busca fim de turno 'perfeito' para atingir meta de Salum na Série A

Em fevereiro, dirigente revelou ao Superesportes suas contas para equipes que brigam contra o rebaixamento no Brasileirão

04/08/2021 06:00 / atualizado em 04/08/2021 00:39
compartilhe
Marcus Salum calcula que equipes que brigam contra o rebaixamento precisam de, pelo menos, 25 pontos ao fim do 1° turno da Série A
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Marcus Salum calcula que equipes que brigam contra o rebaixamento precisam de, pelo menos, 25 pontos ao fim do 1° turno da Série A

 
O América busca um fim de turno 'perfeito' na Série A do Campeonato Brasileiro para atingir uma 'meta' estipulada por Marcus Salum, coordenador de futebol clube-empresa. Em fevereiro deste ano, em entrevista ao Superesportes, o dirigente afirmou que equipes de menor poder aquisitivo precisam finalizar o primeiro turno com, no mínimo, 25 pontos.
 
Na avaliação de Salum, a primeira metade do campeonato é fundamental para os times que considera como 'intermediários'. Isso porque, na visão do coordenador de futebol do América, o segundo turno é 'muito difícil'.
 
"Minha visão de Série A para os clubes intermediários é assim: o primeiro turno é fundamental para os clubes de poder aquisitivo menor. Você tem que ter uma bandeirada no primeiro turno de 25 pontos. No mínimo. E aí, você tem condição de se estabilizar, porque o segundo turno fica muito difícil", avaliou.
 
"O América fez 22 no turno de 2018, 18 no returno e acabou com 40 pontos. Se tivesse feito os 25, não teria caído. Essa é uma visão que eu tenho minhas métricas de campeonato, que eu falo muito. Já tenho estudado há muitos anos", completou.
 

Contas na prática

 
Passadas 14 rodadas da atual edição da Série A, o América soma 11 pontos na tabela de classificação. Dessa forma, para atingir a pontuação estipulada por Salum, o Coelho precisa conquistar outros 14 - de 15 possíveis (93,3% de aproveitamento).
 
Com esta conta em mente, nos cinco jogos restantes para o fim do primeiro turno, a equipe de Vagner Mancini teria que conquistar, obrigatoriamente, cinco vitórias. Neste caminho, o Coelho terá pela frente três jogos no Independência, em Belo Horizonte (contra Fluminense, RB Bragantino e Ceará), e dois longe de seus domínios (contra Chapecoense e São Paulo).
 
Com o empate em 1 a 1 diante do Atlético-GO neste domingo (1), o América alcançou uma marca negativa. Já são cinco jogos sem vencer - com três derrotas e dois empates. Na 18ª posição da Série A, o Coelho enxerga um 'alerta ligado' para o risco de rebaixamento e precisa de reação imediata na competição.
 
No domingo (8), o time de Vagner Mancini buscará reabilitação diante do Fluminense, às 16h, no Independência. A partida, válida pela 15ª rodada da Série A, representa uma oportunidade para que o América deixe a zona de rebaixamento. Se vencer, o Coelho somará 14 pontos e poderá alcançar a 15ª colocação na tabela.
 

Jogadores que passaram por América, Atlético e Cruzeiro

 

Compartilhe