2

América: Marquinhos promove 5 jovens campeões no sub-20 ao grupo principal

Jovens vão treinar com elenco e podem ser utilizados na reta final do Brasileirão

03/11/2021 08:00 / atualizado em 03/11/2021 08:57
compartilhe
Zé Vitor e mais quatro jovens do sub-20 foram promovidos ao elenco principal
foto: João Zebral/América/Divulgação

Zé Vitor e mais quatro jovens do sub-20 foram promovidos ao elenco principal


O técnico Marquinhos Santos promoveu cinco campeões do Mineiro Sub-20 ao grupo principal do América : os zagueiros Gustavo Marques e Zé Vitor , o meia Gustavo e os atacantes Kawê e Carlos Alberto . Os jovens começaram a treinar com o elenco nessa terça-feira e poderão ser utilizados na reta final do Brasileiro.

Dos atletas selecionados, apenas Gustavo Marques, de 20 anos, não jogou no profissional. Em contrapartida, Gustavo, também de 20, participou de 18 partidas, a maioria sob o comando do técnico Lisca - 11 no Mineiro, duas na Copa do Brasil e cinco no Campeonato Brasileiro. Ele deu duas assistências.

Jovens do América voltam a treinar com o time principal



Por sua vez, o atacante Carlos Alberto, utilizado 13 vezes em 2021, marcou um gol na Série A na vitória por 2 a 0 sobre o Santos, no Independência, em Belo Horizonte, pela nona rodada. O garoto de 19 anos puxou contra-ataque após desarme de Eduardo Bauermann, carregou a bola por cerca de 70 metros e finalizou na saída do goleiro João Paulo.

Também no Brasileirão, o zagueiro Zé Vitor, de 20 anos, disputou três jogos, todos como titular, nas rodadas 11, 12 e 13: derrotas para Atlético (1 a 0) e Sport (1 a 0) e empate com o Grêmio (1 a 1). Por fim, Kawê, de 19, entrou em campo contra Criciúma, pela terceira fase da Copa do Brasil (0 a 0), e Internacional, na sétima rodada da Série A (1 a 1).

Gustavo Marques, Zé Vitor, Gustavo, Kawê, Carlos Alberto e outros pratas da casa do América perderam espaço com o técnico Vagner Mancini. Em 13 de outubro, depois da derrota para o Internacional por 3 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o então comandante demonstrou incômodo ao ser questionado se os garotos voltariam a ter oportunidade tão logo terminassem as competições de base.

“Eu não sei o que uma coisa tem a ver com outra, sinceramente. O fato de ter terminado o Mineiro e o Brasileiro, o que tem a ver? Os jogadores que, porventura, foram citados, já foram escalados aqui. Perderam espaço naturalmente por serem jovens, mas vão ter oportunidades assim como os outros jogadores”, disse.

“Eu acho que a gente tem que estar focado em outras coisas. O América tem um elenco bom, vive um bom momento. A gente tem que valorizar aquilo que está sendo feito para que isso também gere energia positiva no clube”, completou.

Mancini saiu do América no dia seguinte ao revés para o Inter e acertou com o Grêmio. O auxiliar Diogo Giacomini dirigiu o time no empate por 0 a 0 com o Bahia, em 16 de outubro, no Independência, pela 27ª rodada. Já Marquinhos Santos - contratado após ser desligado do Juventude - obteve vitórias sobre Santos, na Vila Belmiro (2 a 0), e Fortaleza, no Horto (2 a 1).

O Coelho é o nono colocado no Brasileirão, com 38 pontos em 29 rodadas, e tem 1,1% de risco de cair para a Série B, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Por outro lado, as chances de classificação à Copa Sul-Americana e à Copa Libertadores de 2022 são, respectivamente, de 68,9% e 11%. O alviverde volta a campo contra o Atlético, às 16h de domingo, no Mineirão, pela 30ª rodada.

Mineiro Sub-20


O América conquistou o Mineiro Sub-20 de maneira invicta, com 14 vitórias e dois empates em 16 jogos. Na fase de grupos, liderou a chave D com 100% dos pontos (24 em oito rodadas), superando Pouso Alegre, Ipatinga, Betis e América de Teófilo Otoni. No mata-mata, passou por Minas Boca (quartas de final), Serranense (semifinal) e Cruzeiro (final).

Compartilhe