2

América: Guaraní foi carrasco de brasileiro e semifinalista da Libertadores

Adversário do Coelho no torneio continental em 2022, time paraguaio fez sua melhor campanha em 2015

21/12/2021 06:00 / atualizado em 17/02/2022 16:12
compartilhe
Em 2015, Guaraní eliminou o Corinthians, em São Paulo, na fase preliminar da Copa Libertadores
foto: Nelson Almeida/AFP

Em 2015, Guaraní eliminou o Corinthians, em São Paulo, na fase preliminar da Copa Libertadores

 
Adversário do América, que participará pela primeira vez da Copa Libertadores em 2022, o Guaraní, do Paraguai, já foi carrasco de um time brasileiro no principal torneio do continente. Em 2015, também na segunda fase do certame, 'O Aborígene' eliminou o Corinthians em plena Neo Química Arena, em São Paulo. Naquela mesma temporada, o time paraguaio foi semifinalista.
 
 
 
Ao lado de Olimpia, Cerro Porteño, Libertad e Nacional, o Guaraní é um dos grandes do país vizinho. O Aborígene ostenta 11 títulos do Campeonato Paraguaio (quarto maior vencedor) e uma Copa do Paraguai.
 
Em termos de Copa Libertadores, o Guaraní já participou de 18 edições. A equipe foi semifinalista em duas edições (1966 e 2015). Na primeira oportunidade, foi eliminada num quadrangular com Boca Juniors, River Plate e Independiente – todos da Argentina.
 
 
 
Já na segunda participação, o River Plate bateu o Aborígene após vencer o confronto de ida por 2 a 0 e empatar o segundo por 1 a 1. Naquela edição, os argentinos sagraram-se campeões diante do Tigres, do México.
 
Ainda em 2015, uma das grandes histórias da campanha aurinegra foi a eliminação do Corinthians na fase preliminar da Libertadores. Com autoridade, o Guaraní superou o Timão por 2 a 0 no jogo de ida, no Paraguai, e voltou a vencer os paulistas na Neo Química Arena, em São Paulo – desta vez, por 1 a 0.
 
Imagem do duelo entre Corinthians e Guaraní, pela Copa Libertadores da América de 2015
foto: Nelson Almeida/AFP

Imagem do duelo entre Corinthians e Guaraní, pela Copa Libertadores da América de 2015

 
 
Destaque do conjunto paraguaio naquela temporada, com 20 gols em 33 jogos, o atacante Fernando Fernández ainda defende o Guaraní. Após passagens por Tigres (México), Olimpia (Paraguai), América de Cali (Colômbia) e Atlante (México), o jogador retornou ao Aborígene em 2019 e, desde então, marcou 35 gols e ofereceu nove assistências nos 101 jogos que disputou.
 
Atacante Fernando Fernández é o maior artilheiro da história do Guaraní
foto: Divulgação/Guaraní

Atacante Fernando Fernández é o maior artilheiro da história do Guaraní

 
 
Sob o comando do técnico espanhol Fernando Jubero, de 47 anos, o Guaraní se classificou à Libertadores de 2022 a partir da campanha no Campeonato Paraguaio  – ficou em 3° lugar, com 17 vitórias, dez empates e nove derrotas.
 
A primeira partida do confronto entre América e Guaraní será no dia 23 de fevereiro, no Independência, em Belo Horizonte. Já a decisão do duelo ocorrerá em 2 de março, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
 
O primeiro jogo será na casa da equipe aurinegra, devido à pior posição do América no ranking da Conmebol em comparação ao seu rival. Classificado por ter sido o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro de 2021, o América inicia a disputa no torneio na segunda fase. Para chegar aos grupos, precisará eliminar dois adversários.
 

Veja todas as contratações dos times da Série A para 2022

 

Compartilhe