Superesportes

AMÉRICA

América fecha com Cáceres, ex-Cruzeiro, e avança em negociação por Jaílson

Além de ex-jogadores de Cruzeiro e Palmeiras, clube busca um centroavante

Rafael Arruda
Raúl Cáceres trocará Cruzeiro pelo América - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O América fechou a contratação do lateral-direito Raúl Cáceres, que defendeu o Cruzeiro entre junho de 2020 e dezembro de 2021. O clube aguarda a rescisão do paraguaio com a Raposa para oficializar o anúncio.



Cáceres, de 30 anos, foi contratado pelo Cruzeiro em junho de 2020. Em um ano e meio, disputou 60 jogos, marcou três gols e deu sete assistências.

Raúl começou a perder espaço na Toca a partir da chegada de Vanderlei Luxemburgo, em agosto de 2021. O treinador o deixou de fora de várias convocações na Série B do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com a troca de Luxa pelo uruguaio Paulo Pezzolano, o lateral continuou fora dos planos, dessa vez por causa da remuneração acima do limite de gastos do clube.

Cáceres tem boa experiência na Copa Libertadores, na qual o América jogará a partir da segunda fase preliminar, contra o Guaraní, do Paraguai. O lateral soma 16 partidas pelo Cerro Porteño em 2016, 2018 e 2020.

Patric, titular da posição no elenco, também jogou três edições da competição, todas pelo Atlético: cinco partidas em 2015, seis em 2016 (dois gols) e sete em 2019.

Contratações do América para a temporada de 2022

O zagueiro argentino Germán Conti, de 27 anos, é o primeiro reforço do América para 2022. Ele chegou ao Coelho emprestado pelo Benfica-POR. - Divulgação/América
O zagueiro Gabriel Gomes, de 22 anos, chega ao América emprestado pelo Inter de Minas. - Divulgação/América
Éder, ex-zagueiro do Atlético-GO, é o segundo jogador a reforçar o América em 2022. O atleta de 26 anos assinou contrato válido até o fim de 2024. - Divulgação/América
Lucas Kal pertencia ao São Paulo e estava emprestado ao América até o fim do Campeonato Mineiro. O Coelho, no entanto, comprou em definitivo 60% do passe do jogador - Divulgação / América
O meia-atacante Colombiano Índio Ramírez chega ao América após defender o Bahia em 2021. Ele pertence ao Atlético Nacional-COL e está emprestado ao Coelho até o fim da temporada. - Divulgação/América
O atacante Everaldo acertou com o América por empréstimo de uma temporada com passe fixado para compra. Jogador pertence ao Corinthians - Divulgação / América


Goleiro


Tudo caminha para que Jaílson, ex-Palmeiras, seja goleiro do América em 2022. Ele terá a missão de substituir Matheus Cavichioli, que passará por cirurgia no coração na segunda-feira e não tem prazo de retorno aos gramados.



Jaílson, de 40 anos, foi bicampeão da Copa Libertadores pelo Palmeiras em 2020 e 2021. Também conquistou a Copa do Brasil, em 2015 e 2020, e o Campeonato Brasileiro, em 2016 e 2018.

Jaílson com troféu da Libertadores conquistado no Palmeiras - Foto: AFP / POOL / MAURO PIMENTEL

Apesar de ser reserva de Fernando Prass e Weverton em grande parte dos sete anos em que atuou no Verdão, Jaílson alcançou a importante marca de 104 jogos.

Sua melhor temporada foi em 2016, quando ficou invicto em 19 partidas no Brasileiro (14 vitórias e cinco empates) e recebeu o prêmio de destaque da posição.

Em dezembro de 2021, o goleiro fechou com o Cruzeiro por intermédio do então diretor Alexandre Mattos, mas o acordo foi desfeito após a entrada de Ronaldo como acionista da Sociedade Anônima do Futebol.

As negociações do América com Raúl Cáceres e Jaílson foram antecipadas pela Rádio Itatiaia e confirmadas pelo Superesportes.

Atacante


Além de goleiro e lateral-direito, o América pretende avançar nos próximos dias em um nome para o ataque. A intenção é buscar um centroavante goleador.



Alguns jogadores foram consultados pela diretoria, casos de Germán Cano, ex-Vasco, e Gilberto, ex-Bahia. A pedida salarial acima de R$ 500 mil mensais inviabilizou o acerto.

Cano foi para o Fluminense, enquanto Gilberto acertou com o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Os dois somaram mais de 40 gols nas duas últimas temporadas no futebol brasileiro.

O América perdeu Ademir, artilheiro do time no Brasileirão de 2021, com 13 gols em 31 jogos. Ele se transferiu para o Atlético.

Vale lembrar que Ademir é atacante de ‘beirada’ e costumava retornar ao meio-campo para iniciar a construção das jogadas ofensivas.

O centroavante do elenco é Rodolfo, que terminou a Série A de 2021 com apenas um gol em 31 partidas. No geral, o camisa 9 balançou a rede 25 vezes em 102 jogos pelo clube.

Até o momento, o Coelho anunciou os zagueiros Conti, Gabriel Gomes, Éder e Iago Maidana; o meio-campista Índio Ramírez e o atacante Everaldo.



A estreia da equipe dirigida por Marquinhos Santos no Mineiro será contra a Caldense, dia 25 de janeiro (terça-feira), às 21h, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.