2

Com polêmicas no currículo, Roldán é escalado para apitar América x Guaraní

Árbitro teve atuação confusa no duelo entre Brasil e Equador, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar

21/02/2022 19:20 / atualizado em 21/02/2022 19:29
compartilhe
Wilmar Roldán apitando duelo entre Brasil e Equador, pelas Eliminatórias
foto: Rodrigo BUENDIA / POOL / AFP

Wilmar Roldán apitando duelo entre Brasil e Equador, pelas Eliminatórias


A Conmebol definiu que o experiente e polêmico árbitro colombiano Wilmar Roldán vai apitar a estreia do América na Copa Libertadores, pela segunda fase, contra o Guaraní, do Paraguai. A partida será realizada nesta quarta-feira (23), às 19h15, no Independência, em Belo Horizonte.

Apitando há 19 anos, Roldán virou árbitro FIFA em 2008 e é considerado um dos mais renomados profissionais da América do Sul. O juiz soma atuações em Copa do Mundo, Copa das Confederações, Copa América, Libertadores, Sul-Americana, entre outras. No entanto, o colombiano é marcado por decisões confusas.

Sua última polêmica ocorreu no empate por 1 a 1 entre Brasil e Equador, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, no dia 27 de janeiro. Com auxílio do VAR, Roldán mudou de decisão em diversos momentos chave do embate.

O primeiro lance contestado ocorreu em um choque entre Matheus Cunha e o goleiro equatoriano Domínguez. Após ser chamado para conferir a assistência em vídeo, o juiz expulsou o arqueiro. Logo depois, o lateral-direito brasileiro Emerson Royal também recebeu cartão vermelho após ser amarelado duas vezes.

O árbitro chegou a mostrar o vermelho também para o goleiro Alisson, depois do arqueiro do Brasil cometer falta no atacante Valencia. Ao ser chamado pelo VAR, Roldán mudou de ideia e apresentou apenas o amarelo.

No segundo tempo, o juiz ainda marcou um pênalti para o Equador e, novamente, após ser chamado para conferir a assistência de vídeo, voltou atrás em sua decisão e cancelou a falta. No fim da partida, Roldán ainda expulsou novamente Alisson e marcou pênalti para a seleção tricolor. Após nova consulta no VAR, o árbitro anulou a falta e o cartão aplicado para o goleiro brasileiro.

Equador 1 x 1 Brasil: veja fotos do jogo pelas Eliminatórias


Outros marcos


Durante sua carreira, Roldán participou de grande decisões, mas também se envolveu em polêmicas, inclusive com equipes brasileiras. A mais marcante delas, em 2011, em uma partida entre São Paulo e Libertad, do Paraguai, pela Copa Sul-Americana, o colombiano foi acusado de racismo pelo lateral-esquerdo Juan, que foi expulso no confronto.

Outra polêmica envolvendo o Tricolor Paulista ocorreu em 2013, contra o Arsenal de Sarandí. O árbitro foi acusado de prejudicar o time brasileiro após apitar um pênalti contestável e convertido pela equipe argentina, em jogo válido pela Libertadores.

Desta vez não de forma negativa, Wilmar Roldán também foi marcante para o Atlético. O colombiano apitou o jogo de volta da final da Libertadores contra o Olimpia. O Galo venceu a equipe paraguaia nos pênaltis e se sagrou campeão da América em 2013.

Apesar de já estar confirmado para o duelo entre América e Guaraní, Roldán não tem a definição da Conmebol se apitará nos duelos de volta da segunda fase. A decisão entre o Coelho e os paraguaios ocorrerá no dia 2 de março, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

Fotos do novo uniforme do América


Compartilhe