2

Equatoriano roda o Brasil para assistir jogos do Barcelona na Libertadores

Manuel Maldonado, de 46 anos, estará presente em BH para o duelo com o América, pela terceira fase do torneio

08/03/2022 18:20 / atualizado em 08/03/2022 19:47
compartilhe

Manuel Maldonado é professor universitário e torcedor fanático do Barcelona de Guayaquil
foto: Guilherme Peixoto/EM/D.APress

Manuel Maldonado é professor universitário e torcedor fanático do Barcelona de Guayaquil

 

América e Barcelona de Guayaquil se enfrentarão nesta terça-feira, às 21h30, no Independência, pela partida de ida da terceira fase da Copa Libertadores. Torcedor fanático do clube equatoriano, o professor universitário Manuel Arturo Rendón Maldonado, de 46 anos, viajou mais de 260 quilômetros para acompanhar o confronto. Ele já visitou várias capitais para assistir a equipe jogar.

 

Apesar de ter nascido no Equador, Manuel mora no Brasil há mais de vinte anos. Engenheiro eletricista por formação, ele dá aula há 11 anos no curso de Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial da Universidade Federal de Juiz de Fora, cidade onde vive com sua família. 

 

"Nos últimos anos acompanhei várias partidas do Barcelona no Brasil. Fui até o Rio para ver jogos com Flamengo (2020) e Botafogo (2017) e fui até São Paulo assistir uma partida contra o Palmeiras (2017). Agora tem esse jogo aqui em  Belo Horizonte. Como é perto para mim, eu vim de ônibus para ver o jogo e já estou voltando (para Juiz de Fora) de madrugada", revelou o torcedor, que afirma ter conseguido ingressos de cortesia com um amigo que diretor do Barcelona 

 

Sem um clube do coração no Brasil, Manuel revelou já ter torcido pelo Vasco no passado. O professor, que é natural de Guayaquil, disse que gosta muito de assistir "o futebol de bons times", destacando equipes como Atlético e Flamengo. 

 

Para o equatoriano, Jorge Célico, novo técnico do Barcelona, pode apostar em um time muito ofensivo contra o América. 

 

"Ele é excelente. Ele era da Seleção Sub-20 do Equador, que, com ele, foi campeã do Sul-Americano da categoria em 2019. Agora esses jovens estão na seleção principal, que está em terceiro nas Eliminatórias da Copa, está indo bem. Ele é um técnico muito ofensivo. Nós só ficamos um pouco (preocupados) porque ele gosta muito de ir ao ataque, mas pode ser que descuide da defesa", opinou.

 

Momento positivo do Barcelona 

 

O Barcelona está invicto na temporada. Líder do Campeonato Equatoriano, tem três vitórias em três jogos, fez cinco gols e sofreu apenas um. O artilheiro é o meia Gabriel Cortez, com quatro gols. 

 

A equipe iniciou a trajetória nesta edição da Libertadores na primeira fase, depois de se classificar com a segunda melhor pontuação do Equador em 2021. Avançou nos pênaltis, após empates por 0 a 0 e 1 a 1 com o Torque, do Uruguai. 

 

Na segunda fase, diante do Universitario, do Peru, venceu por 2 a 0 em casa e assegurou a classificação com novo triunfo, desta vez por 1 a 0, atuando como visitante. 

 

Já o América chegou à terceira fase da Libertadores após eliminar o Guaraní, do Paraguai, na rodada anterior. A equipe do técnico Marquinhos Santos perdeu o primeiro confronto por 1 a 0, em BH, e venceu a partida de volta, em Assunção, por 3 a 2. O Coelho acabou conquistando a vaga nos pênaltis, após derrotar o adversário por 5 a 4 nas cobranças alternadas. 

 

 


Compartilhe