UAI

2

América empata com Botafogo e perde chance de ir ao 2º lugar da Série A

Coelho domina no primeiro tempo, sai na frete com gol de Aloísio, mas cede a igualdade no Independência nos instantes finais da partida

21/05/2022 22:53 / atualizado em 21/05/2022 23:36
compartilhe
América sofreu empate do Botafogo aos 41 minutos do segundo tempo
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

América sofreu empate do Botafogo aos 41 minutos do segundo tempo


O América esteve muito perto de assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, mas cedeu o empate por 1 a 1 ao Botafogo, neste sábado, no Independência. Dominante no primeiro tempo, o Coelho ficou em vantagem com gol de Aloísio, aos 39 minutos. Na etapa complementar, o time mineiro caiu de rendimento e viu Erison, aos 41 minutos, igualar o placar na partida válida pela sétima rodada da Série A. 



Com o resultado, o América fica na oitava posição da tabela, com dez pontos. O triunfo levaria a equipe de Vagner Mancini ao segundo lugar, com a possibilidade de perder o posto apenas em caso de vitórias de São Paulo e Avaí na rodada. Já o Botafogo fica na quarta colocação, com 12 pontos. 

No próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro, o América encara o Corinthians, atual líder. A partida será no domingo que vem (29/5), às 18h, em São Paulo. Antes, o Coelho encerra a participação na Copa Libertadores diante do Independiente del Valle, nesta quarta-feira, às 21h, em Guayaquil, ainda com chances de se classificar à Sul-Americana. Já o Botafogo enfrenta o Coritiba pela oitava rodada da Série A, também no domingo, às 16h, em Curitiba. 

América x Botafogo: jogos do jogo no Independência pelo Brasileiro


O jogo


O América dominou amplamente o primeiro tempo e não deu chances ao Botafogo, que teve muita dificuldade na criação. Foram dez finalizações americanas na etapa contra apenas uma dos cariocas. A equipe de Vagner Mancini marcou sob pressão e conseguiu rápidas retomadas de bola. O Coelho chegou com perigo em cruzamentos de Patric e em longos lançamentos em busca do trio ofensivo Aloísio, Felipe Azevedo e Henrique Almeida. 

A primeira finalização de perigo do América foi com Lucas Kal, de fora da área, aos 19 minutos. Gatito espalmou para escanteio. Aos 29', Felipe Azevedo teve oportunidade na área, mas bateu fraco, e o goleiro botafoguense defendeu novamente. Cinco minutos depois, o Coelho balançou a rede com Henrique Almeida, aproveitando cruzamento rasteiro de Patric. No entanto, a assistente  Neuza Inês Back  assinalou impedimento no lance. 

Fotos da torcida do América na partida contra o Botafogo, no Independência


Intenso e objetivo em campo, o América abriu o placar aos 39 minutos. Henrique Almeida errou domínio na grande área, e o lateral botafoguense Saravia tocou de cabeça. Aloísio aproveitou o erro do adversário, ganhou da marcação e concluiu para as redes. Após checagem do VAR, o gol americano foi confirmado: 1 a 0.  Foi o primeiro do 'Boi Bandido' pelo Coelho. 

O Botafogo melhorou o desempenho no segundo tempo e conseguiu pressionar em alguns momentos em busca do empate. O Alvinegro, porém, continuou com dificuldades para concluir as jogadas em gol. Já o América diminuiu o ritmo e tentou se recompor com as entradas de Zé Ricardo, Cáceres e Alê. Aos 31 minutos, a equipe carioca teve boa oportunidade para balançar a rede, mas o chute de Oyama passou rente à trave de Jailson. 

Aos 41 minutos, o Botafogo chegou ao empate. Após cobrança de escanteio, Erison subiu mais do que a zaga e cabeceou para baixo. A bola tocou no chão e entrou no lado direito de Jailson: 1 a 1. Nos instantes finais, Víctor Sá e Erison forçaram o goleiro do Coelho a realizar grandes defesas. O América ainda perdeu o meia Índio Ramírez, lesionado. 

Fotos da torcida do Botafogo na partida contra o América, no Independência



América 1 x 1 Botafogo

América: Jailson; Patric, Éder, Luan Patrick e Marlon (Cáceres); Lucas Kal, Rodriguinho (Índio Ramirez) e Gustavinho (Alê); Felipe Azevedo (Kawê), Henrique Almeida (Zé Ricardo) e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini. 

Botafogo: Gatito; Saravia (Lucas Fernandes), Kanu, Cuesta e Daniel Borges (Hugo); Oyama, Patrick de Paula (Matheus Nascimento) e Tchê Tchê (Del Piage); Diego Gonçalves (Vinícius Lopes), Victor Sá e Erison. Técnico: Luís Castro. 

Gols: Aloísio (América), aos 39' do 1ºT; Erison (Botafogo), aos 41' do 2ºT
Cartões amarelos: Rodriguinho e Marlon (América); Vinícius Lopes (Botafogo)

Motivo: sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: 21 de maio de 2022
 
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Simon Manis e Neuza Ines Back (FIFA-SP)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)



Compartilhe