2

América encerra 1ª participação na Libertadores com uma vitória em 10 jogos

Equipe mineira estreou na competição continental e só conseguiu um triunfo; Coelho conquistou apenas dois dos 18 pontos possíveis na fase de grupos

25/05/2022 22:50 / atualizado em 26/05/2022 09:40
compartilhe
O América venceu em apenas uma oportunidade na Libertadores
foto: Rodrigo BUENDIA / AFP)

O América venceu em apenas uma oportunidade na Libertadores

O América foi eliminado da Copa Libertadores ao ficar na última posição do grupo D. A posição foi definida nesta quarta-feira (25), quando o Coelho perdeu para o Independiente Del Valle por 3 a 0 no Equador. Com isso, a equipe mineira concluiu a sua primeira participação no torneio continental com apenas uma vitória em dez jogos. 


Independiente del Valle x América: fotos do jogo pela Libertadores





O Coelho começou a sua campanha na Libertadores de 2022 na segunda fase e conseguiu duas classificações antes de chegar à fase de grupos. Ambas foram conquistadas por meio dos pênaltis.

Segunda e terceira fase


Na segunda fase, o América enfrentou o Guaraní-PAR e perdeu em casa por 1 a 0. Na partida de volta, o time mineiro venceu por 3 a 2 e conseguiu se classificar no Paraguai através de uma disputa de pênaltis. Essa foi a única vitória do clube na Libertadores de 2022.

Já na terceira fase, o Coelho empatou por 0 a 0 com o Barcelona de Guayaquil-EQU dentro e fora de casa. Com isso, a vaga na fase de grupos foi decidida nas penalidades máximas e a equipe americana se classificou novamente.



Fase de grupos


Depois de uma vitória, dois empates e uma derrota, o América chegou à fase de grupos da Copa Libertadores. Após eliminar um semifinalista da última edição do torneio, o Barcelona-EQU, o Coelho foi sorteado para o grupo D, onde encontrou três campeões nacionais em 2021.

Frente ao seu rival Atlético, atual campeão da Copa do Brasil e Brasileirão, o América conseguiu um empate por 1 a 1 como visitante. Esse clássico ficou marcado pelo empate atleticano, nos minutos finais, com gol irregular. Já no Independência, como mandante, a equipe americana foi derrotada por 2 a 1. 

O outro time que o América conseguiu arrancar um ponto foi o Tolima-COL. A equipe americana empatou com o atual campeão do Apertura da Colômbia, fora de casa, por 2 a 2 e perdeu, como mandante, por 3 a 2. 

Já contra o adversário que é o atual campeão do Equador, o Coelho perdeu como mandante e visitante. O time mineiro foi derrotado pelo Independiente Del Valle-EQU, em casa e fora, por 2 a 0.
 

Estatísticas do América na Libertadores de 2022 


Em resumo, o América entrou em campo dez vezes na Copa Libertadores de 2022: venceu um jogo, empatou cinco vezes e foi derrotado em quatro oportunidades. Logo, o Coelho encerrou a sua campanha com 26,6% de aproveitamento. A equipe marcou nove gols e sofreu 16 tentos.


Compartilhe