2

América vence o Cuiabá e fica colado no G4 do Campeonato Brasileiro

Em tarde de belos gols no Independência, Coelho bateu o Dourado por 2 a 1 e assumiu a 5ª posição na Série A; Alê e Azevedo marcaram

04/06/2022 18:25 / atualizado em 04/06/2022 22:20
compartilhe
América venceu o Cuiabá no Independência e entrou no G4 do Campeonato Brasileiro
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

América venceu o Cuiabá no Independência e entrou no G4 do Campeonato Brasileiro


Em tarde de boa atuação no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o América venceu o Cuiabá por 2 a 1, pela 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Alê e Felipe Azevedo marcaram os gols que colocaram o Coelho na 5ª posição da competição.

América x Cuiabá: fotos do jogo pelo Campeonato Brasileiro


Com o resultado, o América chegou a 4ª colocação do Brasileirão, com 14 pontos (a equipe acabou ultrapassada pelo Coritiba, que empatou com o Ceará fora de casa). O triunfo diante do Dourado também encerrou uma sequência de seis partidas sem vitórias para o Coelho.

O próximo compromisso do América é contra o Ceará, novamente no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. A partida, válida pela 10ª rodada, ocorrerá na quarta-feira (8), às 19h.


Belos gols na etapa inicial


O jogo teve um início movimentado. O América buscava impor o seu estilo agressivo, avançando as linhas, pressionando o Cuiabá e buscando uma retomada rápida da bola. Os erros no terço final, no entanto, impediam a criação de boas chances.

Com o decorrer da primeira etapa, o duelo se tornou mais "truncado". O Coelho controlava a posse de bola, mas tinha muitas dificuldades de progredir em campo diante da forte marcação do Dourado. Nenhuma das equipes finalizava com perigo.

Aos 24 minutos, no entanto, uma bela jogada do América deu fim ao "marasmo". Com belo cruzamento do zagueiro Éder, de muito longe, Alê demonstrou poder de infiltração e muita consciência ao finalizar de peixinho. A bola bateu na trave do Cuiabá e foi parar nas redes de João Carlos: 1 a 0.

 

O gol americano fez com que o Dourado se soltasse mais na partida. A equipe mato-grossense, que adotava uma postura muito fechada no início do confronto, se soltou mais em busca do gol de empate. Apesar disso, tinha dificuldades de conectar os jogadores mais criativos e gerar oportunidades.

O Coelho só voltaria a ameaçar aos 35 minutos, quando Aloísio chutou forte, cruzado, de dentro da área, e obrigou João Carlos a fazer boa defesa. Aos 41 minutos, no entanto, o time de Vagner Mancini tomou um "balde de água fria". André foi acionado com liberdade por dentro e, de longe, acertou um chute muito forte, indefensável, no fundo das redes de Jailson: 1 a 1.


Segundo tempo


Para o segundo tempo, o técnico Vagner Mancini promoveu a entrada de Everaldo na vaga de Gustavinho no lado direito do ataque. A mexida surtiu efeito rápido! Aos 7 minutos, o ponta encontrou lindo cruzamento para Felipe Azevedo. Novamente de peixinho, o América balançou as redes do Cuiabá: 2 a 1.

O Dourado esboçou reação. Cinco minutos depois, com um belo contra-ataque, quase empatou, mas parou em linda defesa de Jailson. Com a necessidade de buscar o resultado, o time mato-grossense assumiu o controle da posse de bola, mas encontrou um organizado sistema defensivo do América.

Aos 20 minutos, Mancini promoveu o retorno de Wellington Paulista após recuperação de lesão. O atacante não atuava desde 30 de abril. Aos poucos, o Coelho retomava o controle do jogo, com boas trocas de passes no meio-campo e Everaldo sendo muito acionado pelo lado direito. Marlon ameaçou com belo chute de fora da área aos 31 minutos, mas a bola passou rente à trave.

Na reta final, Jailson deu um grande susto nos torcedores americanos. O goleiro deixou a área para fazer uma cobertura à defesa e tentou driblar um atacante do Cuiabá no lance. Ele perdeu a bola, mas o América rapidamente se reorganizou e recuperou a posse.
 
Na reta final, restou ao Coelho controlar a pressão do Dourado. Sem sofrimentos, o América concretizou a vitoria por 2 a 1 e entrou no G4 do Campeonato Brasileiro. 

AMÉRICA 2x1 CUIABÁ


América
 
Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Germán Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Juninho e Alê (Zé Ricardo); Felipe Azevedo, Gustavinho (Everaldo) e Aloísio (Wellington Paulista).
Técnico: Vagner Mancini
 
Cuiabá
 
João Carlos; João Lucas, Alan Empereur, Marllon e Uendel; Camilo (André Luís), Pepê e Valdívia (Rodriguinho); Rafael Gava (Jonathan Cafu), Marquinhos (Felipe Marques) e André Felipe (Jenison).
Técnico: Luiz Fernando Iubel (interino)
 
Motivo: 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 4 de junho de 2022
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
 
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Manis (Fifa-SP) e Rodrigo Figueiredo Corrêa (Fifa-RJ)
VAR: Daiane dos Santos (Fifa-SP)

Gols: Alê (América, aos 24' do 1°T), Felipe Azevedo (América, aos 7' do 2°T); André (Cuiabá, aos 41' do 1°T)
Cartão amarelo: André Luís (Cuiabá)
 
Público: 2.720
Renda: R$ 60.175,00. 

Compartilhe