2

Com um a menos, América empata com Fluminense, mas amplia série sem vencer

Coelho chegou ao terceiro jogo seguido sem vencer e caiu da nona para a 12ª posição no Brasileiro; time teve um a menos desde o início da partida

15/06/2022 23:27 / atualizado em 15/06/2022 23:45
compartilhe
América foi melhor no primeiro tempo, cedeu chances perigosas ao Fluminense no segundo, mas saiu com o empate no Independência
foto: Alexandre Guzanshe/EM/DAPress

América foi melhor no primeiro tempo, cedeu chances perigosas ao Fluminense no segundo, mas saiu com o empate no Independência


O América empatou em 0 a 0 com o Fluminense nesta quarta-feira (15), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ampliou a série sem vitórias na competição. No Independência, o Coelho jogou com um a menos desde os 11 minutos do primeiro tempo, quando o meia Alê foi expulso por dar uma cotovelada no zagueiro tricolor Nino.


 
No primeiro tempo, os donos da casa foram melhores e controlaram o jogo a partir de contra-ataques. No segundo tempo, a estratégia foi a mesma, mas os visitantes conseguiram criar mais oportunidades. 

América 0 x 0 Fluminense: fotos do jogo no Independência pela Série A



Com o resultado, o Coelho caiu da nona para a 12ª posição, com 15 pontos. Esta foi a terceira partida seguida sem vencer do América. Antes, perdeu para o Ceará por 2 a 0, em casa, e para o São Paulo por 1 a 0, como visitante.

A equipe carioca, por sua vez, saiu do oitavo para o 10º lugar, também com 15 pontos, mas um gol a mais de saldo em relação ao time mineiro: -1 a -2. 
 
O América volta a campo para enfrentar o Fortaleza, no domingo (19), às 18h, pela 13ª rodada do Brasileiro. A partida será disputada no Castelão, em Fortaleza-CE. 

Já o Fluminense encara o Avaí na próxima rodada da competição. O confronto também está marcado para domingo (19), mas às 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. 

Expulsão no começo

 
O América iniciou a partida com as linhas altas no campo, marcando a saída de bola do Fluminense. Os primeiros 10 minutos foram dominados pelos donos da casa, mas apenas com a posse de bola, sem muitas oportunidades de gol. 
 
O bom começo, no entanto, ficou esquecido com a expulsão do meia Alê, aos 11'. O jogador americano deu uma cotovelada no rosto do zagueiro Nino e recebeu o cartão vermelho após o árbitro Anderson Daronco ser chamado pelo VAR e fazer a revisão do lance na cabine.

Com um a menos, o Coelho recuou a marcação, mas conseguiu controlar os ataques da equipe carioca nos minutos seguintes. Enquanto o Fluminense tentava espaçar o campo com pontas bem abertos, o time americano buscava jogadas rápidas, em contra-ataques.

Aos 36', o América teve a melhor chance do jogo com Aloísio. O 'Boi Bandido' saiu sozinho com o goleiro Fábio, chutou em direção ao gol, mas a bola foi fraca, e a zaga afastou. 

Os números do primeiro tempo refletiram bem o confronto: o Fluminense teve 77% de posse de bola, mas apenas seis finalizações - nenhuma no gol - , além de não criar nenhuma grande chance.

Contra-ataques x infiltrações

 
O Coelho voltou para a segunda etapa da mesma forma que terminou a primeira: tentando explorar os contra-ataques. Para isso, contou com o jovem Carlos Alberto, que substituiu Everaldo no intervalo. 
 
O Fluminense seguiu com mais controle da bola, mas ainda com dificuldades para infiltrar na defesa americana. As duas primeiras finalizações no gol ocorreram com Cano e Luiz Henrique. Em ambas, Jailson fez defesas tranquilas. 

A partir dos 15', o Tricolor Carioca começou a achar mais espaços na defesa alviverde. Ao contrário do primeiro tempo, o meio-campo da equipe acionou os atacantes por dentro e criou boas oportunidades. 

Aos 20', os visitantes tiveram a chance de abrir o placar com John Kennedy, mas ele parou em Jailson. Matheus Martins deu belo passe para o atacante, que finalizou cruzado para grande defesa do goleiro.

O América 'descontou' 10 minutos depois, quando Pedrinho entrou na grande área tricolor e finalizou cruzado na trave esquerda de Fábio. 
 
No final da partida, o Fluminense explorou mais os cruzamentos, pressionou muito o Coelho, mas não conseguiu furar a defesa americana. Resultado final: 0 a 0
 

AMÉRICA 0 X 0 FLUMINENSE


América
Jailson; Raúl Cáceres (Patric, aos 22' do 2ºT), Éder, Conti e Marlon (Danilo Avelar, aos 39' do 2ºT); Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo (Carlos Alberto, no intervalo), Felipe Azevedo e Aloísio (Pedrinho, aos 22' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
 
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier; Manoel, Nino (Nathan, aos 33' do 2ºT) e Caio Paulista; Wellington (Nonato, no intervalo), Yago (John Kennedy, no intervalo) e Ganso; Luiz Henrique, Matheus Martins (Alexandre Jesus, aos 37' do 2ºT) e Cano 
Técnico: Fernando Diniz
 
Gols: -
Cartões amarelos: Everaldo, Carlos Alberto e Marlon (AME); Nonato (FLU)
Cartão vermelho: Alê, aos 11' do 1º T (AME)

Motivo: 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: quarta-feira, 15 de junho de 2022

Público: 2.599
Renda: R$ 68.196,00
 
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Compartilhe