2

América é derrotado pelo Fortaleza e fica próximo ao Z4 do Brasileiro

Coelho chegou ao quarto jogo sem vitória na Série A e caiu para a 16ª posição na tabela, com 15 pontos - um a mais do que o Goiás, 17º colocado

19/06/2022 19:56 / atualizado em 19/06/2022 21:07
compartilhe
América criou poucas oportunidades na derrota para o Fortaleza
foto: Felipe Soares / América

América criou poucas oportunidades na derrota para o Fortaleza


O América foi derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza neste domingo (19), no Castelão, em Fortaleza-CE, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Yago Pikachu, aos 43 minutos do primeiro tempo.



Fortaleza x América: fotos do jogo no Castelão pelo Brasileiro



Esta foi a quarta partida seguida do Coelho sem vitória na competição. Com o revés, a equipe caiu para a 16ª posição, com 15 pontos - um a mais do que o Goiás, primeiro time na zona de rebaixamento.

O Leão do Pici, por sua vez, superou a má fase, chegou aos 10 pontos, ultrapassou o Juventude e assumiu a 19ª colocação na tabela. 

O América voltará a campo apenas no próximo sábado (25), às 19h, quando visitará o Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 14ª rodada do Brasileiro. 
 
Já o Fortaleza foca no clássico com o Ceará, em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será disputada na quarta-feira (22), às 20h, no Castelão. 
 

O jogo


A mudança na formação do América não surtiu efeito inicial. Saindo do 4-3-3 para o 5-3-2, o time sofreu com ataques do Fortaleza pelo lado direito da defesa. Nos primeiros 10 minutos, foram duas chegadas com perigo dos donos da casa. 

Apesar da maior posse de bola (72% a 28%), o Leão do Pici não criou novas oportunidades na sequência. O Coelho tentou ser vertical e equilibrou a partida, levando muito perigo com dois cabeceios de Danilo Avelar. Lucas Kal e Aloísio também exigiram boas defesas de Boeck.

Aos 37', o VAR entendeu que Conti foi puxado por Titi na grande área e chamou o árbitro Leandro Vuaden para analisar o lance. No entanto, o 'dono do apito' discordou e mandou o jogo seguir.

O primeiro gol da partida ocorreu aos 43'. Após a bola percorrer a grande área, Lucas Lima cruzou na segunda trave, e Yago Pikachu marcou, de cabeça, para o Fortaleza: 1 a 0.

Equilíbrio


A segunda etapa começou mais animada do que a primeira. Logo no início, Felipe Azevedo fez ótima jogada, infiltrou na grande área e finalizou para grande defesa de Boeck. Em seguida, Aloísio cabeceou a bola para baixo, ela quicou e passou próxima ao gol do Leão. 

O Fortaleza também chegou com perigo. Aos 7', Ceballos, livre na grande área, escorou com o pé direito e quase ampliou o placar, mas a bola foi para fora. 

O técnico Vagner Mancini voltou ao esquema tático habitual aos 18', quando promoveu a entrada do meio Índio Ramírez no lugar do zagueiro Danilo Avelar. Pedrinho e Wellington Paulista também entraram nos lugares de Felipe Azevedo e Aloísio.

Apesar das mudanças, o América seguiu mal na partida. A equipe avançou as linhas de marcação, manteve mais a bola, mas pouco criou e ainda cedeu espaços nos contra-ataques.

Aos 38', Vuaden voltou ao monitor do VAR para analisar uma possível cotovelada de Titi em Conti na grande área, mas novamente não marcou penalidade para o Coelho.
 
Nos minutos finais, o América ainda tentou pressionar o Fortaleza, mas sem sucesso.

FORTALEZA 1 X 0 AMÉRICA

 
Fortaleza
Marcelo Boeck; Ceballos, Benevenuto, Tit e Juninho Capixaba; Zé Welison (Ronald, aos 18' do 2ºT), Felipe, Yago Pikachu, Lucas Lima (Jussa, aos 33' do 2ºT) e Moisés (Igor Torres, aos 47' do 2ºT); Silvio Romero (Depietri, aos 33' do 2ºT)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
 
América
Airton; Raúl Cáceres (Patric, aos 31 do 2ºT), Conti, Éder, Danilo Avelar (Índio Ramírez, aos 18' do 2ºT) e Marlon (João Paulo,  aos 31 do 2ºT); Lucas Kal e Juninho; Everaldo, Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 18' do 2ºT) e Aloísio (Wellington Paulista, aos 18' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
 
Gol: Yago Pikachu, aos 43' do 1ºT (FOR)
Cartão amarelo: Ceballos (FOR)
Cartão vermelho: Vojvoda (FOR)

Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: domingo, 19 de junho de 2022
 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Compartilhe