UAI

2

América domina, vence o Botafogo e abre boa vantagem na Copa do Brasil

Coelho joga bem, supera resultados negativos recentes e sai na frente na disputa por uma vaga nas quartas de final da competição nacional

30/06/2022 20:54 / atualizado em 30/06/2022 21:42
compartilhe
América contou com gols de Wellington Paulista, Danilo Avelar (na foto) e Alê para derrotar o Botafogo no Independência
foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press

América contou com gols de Wellington Paulista, Danilo Avelar (na foto) e Alê para derrotar o Botafogo no Independência


O América superou a má fase e goleou o Botafogo por 3 a 0 nesta quinta-feira (30), no Independência, em Belo Horizonte. Com gols de Wellington Paulista, Danilo Avelar e Alê, o Coelho abriu boa vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. 



América x Botafogo: fotos do jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil



O time mineiro vinha de cinco jogos sem vencer e sem marcar gols - sequência que o colocou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após 30 rodadas.

Com isso, o técnico Vagner Mancini promoveu mudanças na equipe titular, com as entradas de Luan Patrick, Pedrinho e Wellington Paulista. As alterações deram certo, e o América dominou a partida contra o Botafogo. 

O jogo de volta entre as equipes está marcado para o dia 14 de julho (quinta-feira), às 21h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A equipe carioca precisará vencer por ao menos três gols de diferença para levar a partida aos pênaltis. 

Agora, o Coelho volta as atenções para o Brasileiro. O time enfrentará o Goiás no domingo, às 18h, novamente no Independência, pela 15ª rodada da competição. 

Já o Botafogo visitará o RB Bragantino na segunda-feira, às 20h, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP, também pela 15ª rodada da Série A. 

Início dos donos da casa


O América iniciou a partida de maneira avassaladora. Com lances criados por Pedrinho e Patric, o time chegou com perigo em duas oportunidades nos primeiros cinco minutos.

Na terceira vez, o Botafogo não resistiu. Everaldo iniciou o lance ainda na intermediária do Coelho e depois recebeu na ponta-direita, driblou Kanu e rolou para Patric, que cruzou na segunda trave para Wellington Paulista abrir o placar aos 5': 1 a 0.

Aos 12', o Coelho teve um gol anulado por impedimento. Novamente em jogada pela direita, Patric cruzou na área, e Wellington Paulista, em condição irregular, marcou. O árbitro assistente levantou a bandeirinha logo em seguida.

Apesar de seguir melhor na partida após o gol, a equipe mineira quase cedeu o empate. Matheus Nascimento acertou a trave americana duas vezes em menos de cinco minutos. Entre os 20' e 25', o Botafogo reagiu na partida e ameaçou mais o gol de Cavichioli.

A partir disso, o jogo ficou mais equilibrado, com ambos os times realizando boas jogadas ofensivas. Everaldo, com dois chutes de fora da área, levou muito perigo.

O América ampliou o placar aos 34'. Após escanteio cobrado por Patric, Danilo Avelar cabeceou sozinho na área e marcou o primeiro dele pelo clube alviverde: 2 a 0.

Alê ainda teve mais uma chance nos minutos finais, mas Gatito fez boa defesa, e o primeiro tempo se encerrou com vitória dos mandantes.

Noite do América


Na volta da partida, mais uma vez em escanteio cobrado por Patric, Lucas Kal quase marcou para o Coelho. O volante recebeu em cima da linha do gol, mas finalizou pelo alto e perdeu a chance de ampliar. 

Os primeiros 10 minutos foram marcados por equilíbrio. Apesar disso, o América chegou ao terceiro gol após boa jogada de Marlon, aos 14'..

O lateral-esquerdo, que entrou no segundo tempo, cruzou para Alê finalizar de primeira, de voleio. A bola passou por baixo das pernas do goleiro botafoguense e balançou a rede do Independência: 3 a 0

A superioridade do time mineiro se manteve na segunda etapa. A primeira defesa de Cavichioli ocorreu apenas aos 17', quando Chay bateu rasteiro, e o goleiro mandou para escanteio.

Em seguida, América e Botafogo criaram algumas oportunidades, mas pecaram nas finalizações. A equipe carioca desperdiçou duas chances claras de gol, com Diego Gonçalves e Jefinho. 

Já com a vitória garantida, os donos da casa apenas administraram o resultado. A torcida gritou o nome de alguns jogadores, e o jogo se encerrou com vitória americana. 

AMÉRICA 3 X 0 BOTAFOGO

 
América
Matheus Cavichioli; Patric, Luan Patrick, Éder e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura); Everaldo (Matheusinho), Pedrinho (Felipe Azevedo) e Wellington Paulista (Aloísio). 
Técnico: Vagner Mancini
 
Botafogo
Gatito Fernández; Daniel Borges (Saravia), Philipe Sampaio (Jefinho), Joel Carli,, Kanu e Hugo; Patrick de Paula, Kayque (Del Piage) e Chay; Vinícius Lopes (Diego Gonçalves, depois Daniel Cruz)) e Matheus Nascimento. 
Técnico: Luís Castro
 
Gols: Wellington Paulista, aos 5', e Danilo Avelar, aos 35' do 1ºT; Alê, aos 14' do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Éder e Wellington Paulista (AME); Saravia (BOT)

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: quinta-feira, 30 de junho de 2022, às 19h
 
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiesford Flor (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)

Público: 3.861
Renda: R$ 92.943,00

Compartilhe