2

SAF do América: Salum revela as três condições para acertar com investidor

Marcus Salum, coordenador de futebol clube-empresa do América, disse prezar por quitar dívidas, investir em um CT e contratar novos atletas

14/10/2022 17:04 / atualizado em 14/10/2022 18:19
compartilhe
Presidente do América SAF, Marcus Salum, e Vagner Mancini durante treino no CT Lanna Drumond
foto: Marina Almeida / América

Presidente do América SAF, Marcus Salum, e Vagner Mancini durante treino no CT Lanna Drumond


Coordenador de futebol clube-empresa do América, Marcus Salum revelou as condições para o Coelho acertar a venda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) a um investidor. Em entrevista para a Rádio Itatiaia, nessa quinta-feira (13), o dirigente disse que o gestor deverá zerar a dívida do clube, construir um centro de treinamento e aplicar capital para a compra de jogadores.
 
 

"Eu não estou interessado no número (valor da venda). O América tem três premissas fundamentais. Primeira, zerar a dívida. Segunda, fazer um CT de alto nível, que é o Planeta América, que vai ter um investimento de um valor muito alto. Quero que fique entre o quinto, sexto com melhor centro de treinamento do Brasil. Terceira, investir em futebol, porque o América não tem onde colocar dinheiro", contou Salum.

"O América tem uma dívida. Quita ela. A associação vai funcionar com as receitas que ela tem. São R$ 70 milhões, mais o PROFUT. Só que não vamos querer que pague em cinco anos. Vamos querer que a dívida seja paga de uma forma mais rápida, para resolver isso e não criar problema com a associação. O investimento no CT, fazer a obra que queremos, que é cara. Não é barata. E investimento no futebol. Contratar e comprar", completou.
 
 

Desde janeiro, quando se transformou em Sociedade Anônima do Futebol, o América está em busca de um investidor. Para Salum, independentemente de quem chegue, o gestor se tornará sócio majoritário do clube, com percentual equivalente a 51% ou mais.

"Não existe negociação de SAF, na minha visão, que o comprador não seja majoritário. Não existe essa possibilidade. Ninguém vai colocar R$ 200 milhões, 300, e não mandar. Isso não existe. O percentual será superior a 51%", revelou o dirigente.

Desde julho, o América negocia a venda da SAF para Robert Platek, proprietário do Spezia, da Itália. Apesar de haverem outros interessados, o empresário norte-americano é o candidato mais provável a acertar a compra do Coelho. O contrato deverá ser firmado em cerca de 45 a 60 dias, de acordo com Salum.
 


Compartilhe