2

América garante ao menos Sul-Americana em 2023 com vitória sobre o Inter

Coelho assegurou matematicamente uma vaga na competição continental, mas ainda sonha com uma nova disputa de Copa Libertadores

03/11/2022 09:35
compartilhe
América atingiu pontuação necessária para Sul-Americana com a vitória por 1 a 0 sobre o Inter nessa quarta-feira
foto: Mourão Panda/América

América atingiu pontuação necessária para Sul-Americana com a vitória por 1 a 0 sobre o Inter nessa quarta-feira


O América irá disputar uma competição continental em 2023. Nessa quarta-feira (2/11), o clube mineiro venceu o Internacional por 1 a 0, no Independência, atingiu os 49 pontos na Série A e garantiu, ao menos, uma vaga na Copa Sul-Americana da próxima temporada.


 
Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG, a pontuação necessária para assegurar a ida ao torneio é de 48 pontos. Além de ultrapassar este número, o Coelho não pode mais ser alcançado pelo Coritiba, 15º colocado, que tem 38 pontos a três rodadas do fim. 
 
Como o Flamengo conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores nesta temporada, o Campeonato Brasileiro classificará os oito primeiros colocados para a principal competição continental. Os times que terminarem entre 9º e 14º lugar garantem vaga na Sul-Americana.
 
Ainda de acordo com a Federal, o América tem 26,5% de chance de ir à Libertadores, contra 73,5% de Sul-Americana. Antes do início da rodada, os números eram de 9,2% e 90,7%, respectivamente. 
 
De qualquer forma, esta é a segunda temporada consecutiva em que o América consegue se classificar para um torneio continental. Neste ano, o time foi eliminado na fase de grupos em sua estreia na Libertadores. 
 

América no Brasileiro

 
Com a vitória sobre o Inter, o América subiu duas posições e terminou a 35ª rodada em nono, com dois pontos a menos que o São Paulo, oitavo colocado. Para o técnico Vagner Mancini, o panorama da competição muda a cada semana. 
 
"É importante usar essa vitória. Como ainda faltam nove pontos para serem disputados, ter um fôlego para, mais uma vitória em sequência, de repente fazer parte de um outro grupo, porque a cada rodada muda. (...) Dá para seguir sonhando. Ao término de cada rodada olhamos para a classificação e vemos que o panorama pode ser alterado", afirmou o treinador, em entrevista coletiva após a partida. 
 
O América voltará a campo para enfrentar o Red Bull Bragantino, no sábado (5/11), às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada do Brasileiro. 

Compartilhe