2

América: analistas de desempenho contribuem para adaptação de reforços

Trabalho do núcleo avalia desenvolvimento dos atletas e ajuda na incorporação dos recém-contratados ao sistema de jogo do técnico Vagner Mancini

16/01/2023 11:00 / atualizado em 16/01/2023 11:50
compartilhe
Zagueiro Wanderson é um dos cinco reforços do América para a temporada 2023
foto: Mourão Panda / América

Zagueiro Wanderson é um dos cinco reforços do América para a temporada 2023


Em preparação para a temporada 2023, o América contou com trabalho do núcleo de análise de desempenho para ajudar na adaptação dos novos reforços do clube. A avaliação dos profissionais propõe o desenvolvimento técnico e a assimilação ao sistema de jogo do técnico Vagner Mancini. 



"A gente tenta medir o quanto os novos atletas estão inseridos nas ideias de jogo e as dificuldades que, porventura, eles podem ter. A gente avalia desde os trabalhos físicos específicos até os trabalhos táticos. Depois, a gente chama o jogador e mostra em quais aspectos ele evoluiu e em que ponto precisa melhorar", explicou Cláudio Andrade, um dos seis integrantes do núcleo de análise de desempenho e mercado do clube. 

"A pré-tempoda está sendo desafiadora no quesito de ter as melhores tomadas de vídeo para a gente fazer as nossas análise e implementar os protocolos de treino. Fizemos muitas análises de trabalhos específicos de natureza individual para realizarmos ajustes das partes corporal e técnica dos atletas. Assim, a parte tática pode ser desenvolvida com o professor Mancini", complementou o analista Rennato Bennata. 

O América iniciou a pré-temporada no dia 27 de dezembro do ano passado. Na temporada 2023, o Coelho tem o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americano no calendário de disputas. 

Para encarar os compromissos da temporada, cinco atletas reforçaram o elenco do América, que terminou no oitavo lugar do Campeonato Brasileiro de 2022. Chegaram ao clube o zagueiro Wanderson,  o lateral-direito Nino Paraíba, o lateral-esquerdo Nicolas e os atacantes Dadá Belmonte e Mateus Gonçalves. 

Estreia


A estreia no América na temporada está marcada para o próximo domingo, contra o Athletic, em São João del-Rei, pelo Campeonato Mineiro. O início do Estadual, no entanto, está suspenso após decisão do STJD, que acatou ação do Betim por supostas irregularidades praticadas pelo Ipatinga no registro de atletas para a disputa da última edição do Módulo II do Campeonato Mineiro. 


Compartilhe