O lateral-direito do América, Arthur, de 19 anos, recebeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira principal nesta sexta-feira (3). O jogador vai integrar a equipe que disputará o primeiro amistoso do Brasil, após a Copa do Catar, contra o Marrocos, no dia 25 de Março.
#DNAFORMADOR CONVOCADO!!!! %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7
— América FC %u270A%uD83C%uDFFF (@AmericaMG) March 3, 2023
O lateral-direito Arthur foi convocado para representar a Seleção Brasileira Principal no amistoso! %uD83D%uDC30%uD83D%uDC9A
Parabéns, Arthur!!
%uD83C%uDFA8 Gabriel Morais / América#PraCimaDelesCoelho #SomosVolt pic.twitter.com/NZYdrEksc6
Revelado pelas categorias de base do Coelho, Arthur foi campeão do Sul-Americano com a Seleção sub-20 no começo deste ano.
Carreira de Arthur
Natural de Belo Horizonte, Arthur começou no futsal aos 6 anos, em uma das escolinhas do América. Durante sua formação, o atleta passou a jogar futebol.
Em 2018, Arthur fez um teste e foi aprovado para atuar na categoria sub-17 do América. No ano seguinte, o jogador foi emprestado ao Flamengo e retornou no meio de 2021, para integrar o elenco sub-20 do Coelho.
No sub-20, Arthur foi campeão Mineiro em 2021. Na final, o América venceu o Cruzeiro por 3 a 2, com um dos gols marcados pelo lateral.
Arthur foi integrado ao elenco principal do América em 2022. Em sua estreia, o Coelho perdeu para a Caldense, por 2 a 1, no Campeonato Mineiro. Na Série A, o lateral estreou no segundo tempo da derrota para o Coritiba, no dia 15 de maio, substituindo Índio Ramírez.Com a equipe principal, o jovem promissor atuou em 18 partidas e tem uma assistência marcada.
Arthur é a 11º "cria" do América a ser convocado para a Seleção, e já escreveu seu nome na história do Coelho como o primeiro jogador criado pela base a ser convocado para o time principal do Brasil enquanto veste a camisa Alviverde.
Campeonato Sul-Americano Sub-20
No início do ano, Arthur foi convocado para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-20, na Colômbia. Titular do time de Ramon Menezes, o lateral anotou duas assistências em oito jogos disputados no torneio.
Arthur foi um dos grandes destaques da competição, que terminou com a vitória do Brasil. O lateral do Coelho despertou o interesse de diversos clubes europeus interesse de diversos clubes europeus, entre eles o Barcelona.
O América tem 60% do passe do atleta e estaria disposto a negociar o parte dos direitos por cerca de 7 milhões de euros. A multa para o mercado nacional é de cerca de R$ 80 milhões, enquanto para a Europa os valores se aproximam dos 20 milhões de euros.
Convocação
Em entrevista coletiva após a convocação de Ramon Menezes, Arthur agradeceu pela oportunidade e se mostrou feliz por poder integrar a Seleção Brasileira principal.
"É uma sensação que eu não sei explicar. Só tenho que agradecer a todos que me ajudaram para que eu pudesse realizar esse sonho. Estou muito feliz", declarou o jogador.