2

Mancini revela qual estratégia utilizou para América 'anular' o Cruzeiro

Treinador do Coelho analisa Raposa após triunfo americano neste domingo, no Independência, que colocou a equipe na final do Campeonato Mineiro

19/03/2023 22:22
compartilhe
Mancini também disse que o desempenho do América foi 'regular' na vitória sobre o Cruzeiro
foto: Cris Mattos/FMF

Mancini também disse que o desempenho do América foi 'regular' na vitória sobre o Cruzeiro

 
O técnico Vagner Mancini revelou qual foi a principal estratégia utilizada pelo América para 'anular' ofensivamente o Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro. Neste domingo (19/3), o Coelho venceu o rival por 2 a 1 no Independência e garantiu a vaga na final do Estadual.
 
 

O América já havia derrotado a Raposa por 2 a 0 na semana passada, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Na ocasião, teve uma atuação mais contundente do que no jogo de volta
 
 

Para frear o ímpeto ofensivo do rival, Mancini alterou a formação defensiva da equipe, passando a recuar mais os pontas para ajudar na recomposição defensiva.
 

América x Cruzeiro: fotos do jogo de volta da semifinal do Mineiro

 
 
"A estratégia foi baixar um dos extremos, formando uma linha de cinco, montando o meio-campo em um bloco com cinco jogadores, uma linha de três e dois, justamente para o Cruzeiro entrar com os zagueiros laterais no nosso campo e não tivesse opção de jogo", revelou o treinador.

Para Mancini, esta estratégia funcionou bem nos dois jogos, ainda que o Cruzeiro tenha encontrado alternativas ao longo dos 180 minutos. 

"Em alguns momentos, eles ainda encontraram alguns passes, porque é difícil mudar a maneira de jogar para se adaptar ao adversário. O América vinha jogando de uma forma diferente, e nesses jogos atuou em 5-3-2, neutralizando boa parte da armação tática do Cruzeiro", afirmou.

Por fim, o técnico analisou a equipe celeste e disse que o ponto forte ofensivo do rival é o jogo pelo meio. Para ele, no entanto, isso foi neutralizado pelo América após estudos.

"De que forma joga o Cruzeiro? Ele tem dois volantes e dois meias que encostam no centroavante. Ele forma um pentágono ali, que é exatamente onde você não consegue marcar, e a bola entra o jogo inteiro. Analisamos bem a equipe deles, então nesses dois últimos jogos a gente neutralizou o centro do campo e fez com o que o nosso adversário usasse mais as laterais", afirmou.

O América terá duas semanas de descanso até a partida de ida da final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, que está marcada para 1º de abril, no Independência. O jogo de volta será uma semana depois, também no sábado, no Mineirão. A FMF ainda não confirmou os horários.

Outras falas de Mancini sobre América 2 x 1 Cruzeiro


"Foi um jogo mais ou menos dentro daquilo que esperávamos. O Cruzeiro, no começo do jogo, se lançou à frente assim como fez nos dois outros jogos. A gente, hoje, não foi um que me agradou em termos de velocidade, posse de bola. Não que tenha jogado mal, mas não jogou tão bem quanto a gente poderia ter jogado e ter explorado alguns pontos que o jogo nos deu."

"O Cruzeiro se lançava à frente e deixava as costas dos dois alas. A gente não soube aproveitar isso no primeiro tempo. Saímos na frente, na segunda etapa voltamos mais arrumados. O jogo, obviamente, tínhamos uma vantagem de três gols, e é difícil tirar isso da cabeça do atleta, por mais que a gente fale no dia a dia. Isso, até certo ponto, fez com que a gente fosse mais brando no jogo."

"Resumindo, acho que o América fez um jogo regular, um pouco distante daquele América que gosto de ver. Mas entendo isso, porque há um jogo emocional dentro de campo, em uma semifinal, ainda mais em um clássico. A gente tem que aceitar."


Compartilhe