2

Com um a menos, América marca no fim e vence Nova Iguaçu na Copa do Brasil

Coelho bate Nova Iguaçu por 2 a 1 nesta quarta-feira (12/4) com gol 'chorado' e conquista vantagem para jogo de volta da terceira fase

12/04/2023 18:21 / atualizado em 12/04/2023 23:24
compartilhe
América venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1
foto: Mourão Panda/América

América venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1


O América venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1, nesta quarta-feira (12/4), pelo jogo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida foi realizada no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ.

O Coelho abriu o placar com Adyson, aos 2 minutos do segundo tempo, mas depois se acomodou e cedeu o empate ao Nova Iguaçu, com Andrey, aos 33. No fim, o time mineiro batalhou pelo segundo gol e contou com falha de Fernandinho, que marcou contra, aos 50.

Nova Iguaçu x América: fotos do jogo pela Copa do Brasil



Os times se enfrentam novamente no dia 26 de abril (quarta-feira), às 19h, no Independência, em Belo Horizonte. Para o América, o empate basta. O Nova Iguaçu precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Se ganhar por um tento, a vaga será decidida nos pênaltis.

O foco do América agora é no Campeonato Brasileiro, cuja estreia será contra o Fluminense, neste sábado (15/4), às 16h, no Independência.

O jogo


O América começou com um grande controle da bola e parecia estar perto de um gol. Nos primeiros minutos, a equipe conseguiu se aproximar da área algumas vezes, apesar de não ter apresentado grande perigo. O meia Juninho bateu forte de fora da área e forçou a primeira defesa do goleiro do Nova Iguaçu, Max, ainda no início da partida.

Os donos da casa enfrentaram dificuldades para sair com a bola, já que o time do Coelho investiu na marcação alta. Já a equipe americana apostou nos cruzamentos na área, explorando o lateral-direito Arthur. 

Com um bom posicionamento dentro da área durante cobrança de escanteio de Everaldo, Lucas Kal viu a bola passar perto da trave. 

A partir dos 25 minutos, o Nova Iguaçu conseguiu trocar mais passes, mas o América se organizou para impossibilitar qualquer jogada de perigo. O Coelho foi superior durante os 45 minutos iniciais, mas pecou na qualidade das finalizações.

Sem conseguir criar jogadas com troca de passes pelo meio, o Alviverde insistiu nos cruzamentos longos, que não proporcionaram nenhum efeito. O fator faltante foi um ataque potente.

Destaque nas partidas contra o Peñarol, pela Sul-Americana, e contra o Atlético, pela final do Mineiro, o atacante Mastriani se comportou de forma 'tímida'. O jogador não conseguiu finalizar bem, além de ter contribuído pouco no ataque do Coelho.

A melhor chance do uruguaio surgiu a partir de um lançamento de Marlon, mas ele acabou cabeceando mal e viu a bola ir para fora. No intervalo, Mancini optou por substituí-lo por Wellington Paulista.

Segundo tempo


O América voltou para o segundo tempo com outra postura. Em um ritmo mais acelerado, o time fez uma bonita jogada logo nos primeiros minutos. Juninho recebeu belo lançamento e encontrou o jovem Adyson, de 17 anos. O garoto, que entrou no intervalo, chutou forte e abriu o placar: 1 a 0.

Em nova chance, poucos minutos depois, Juninho aproveitou falha da defesa do Nova Iguaçu e chutou a gol, mas não conseguiu pegar 'em cheio' na bola. Max defendeu.

O time do Nova Iguaçu ainda estava apagado na partida e parecia 'respeitar' a soberania americana. A melhor oportunidade surgiu em pequena confusão na área. No entanto, Marlon, lateral bem posicionado do Coelho, conseguiu afastar o perigo.  

Em ritmo enérgico, Juninho perdeu a chance de se consagrar. Ele conduziu a bola sozinho e se viu cara a cara com Max. Na dúvida, o jogador acabou atrasando o chute e, já em cima do goleiro, viu-se impossibilitado de tocar para Dadá Belmonte, que se aproximava. 

O Nova Iguaçu, então, começou a pressionar. Com o América mais 'relaxado' com a vantagem, a equipe da casa aproveitou os espaços para chegar mais perto da área. Em cruzamento de Léo Fernandes para a área, Breno bateu forte e viu Matheus Cavichioli espalmar a bola. No rebote, Andrey não deu chances para o goleiro e empurrou para o fundo da rede: 1 a 1.

Após bate-boca entre Danilo Avelar e Breno, o árbitro aplicou o segundo amarelo para o jogador americano e também advertiu o do Nova Iguaçu. 

Para tentar voltar para o jogo com um jogador a menos, o América apostou em rápidas jogadas e bolas aéreas. Numa dessas, Éder chegou a marcar, mas o lance foi invalidado por impedimento.

Nos minutos finais, na insistência, com escanteio para a área, o time do América estava presente esperando uma 'falha'. E assim surgiu o gol da salvação. Fernandinho, jogador adversário, marcou contra: 2 a 1 para o Coelho.

NOVA IGUAÇU 1 X 2 AMÉRICA


América

Matheus Cavichioli; Arthur, Danilo Avelar, Éder e Marlon; Lucas Kal, Alê (Nino Paraíba 30 do 2° tempo), Juninho (Martinez 35 do 2° tempo); Matheusinho (Adyson no intervalo), Everaldo (Dadá Belmonte 17 do 2° tempo) e Mastriani (Wellington Paulista no intervalo).
Técnico: Vagner Mancini

Nova Iguaçu

Max; Leo Fernandes, Matheus, Bruno e Leo; Gustavo (Fernandinho 39 do 2° tempo), Michel (Nathan Saturnino 23 do 2° tempo), Icaro (De Marco no intervalo), Andrey; Denilson (Caio Miranda 22 do 2° tempo) e Ewerton (Breno no intervalo)
Técnico: Caio Vitor

Motivo: 3ª fase da Copa do Brasil- Jogo de ida

Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro

Gols:
Adyson 2 do 2° tempo, Andrey (33 do 2° tempo), Fernandinho (contra - 50 do 2° tempo)

Árbitro:
Diego Pombo Lopez (BA)

Assistentes:
Edevan de Oliveira Pereira e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

VAR:
Heber Roberto Lopes (SC)

Cartões amarelos:
Matheus Alves, Icaro, Ewerton, Andrey, Breno e Fernandinho (Nova Iguaçu); Danilo Avelar, Alê, Nino Paraíba e Lucas Kal (América)

Cartões vermelhos:
Danilo Avelar (América)

Compartilhe