2

Adversário do América já foi carrasco de quatro campeões brasileiros

Defensa y Justicia e América se enfrentam nesta quarta (19/4), às 21h, na Argentina, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana

17/04/2023 16:22 / atualizado em 17/04/2023 16:43
compartilhe
Na primeira rodada, o Defensa y Justicia perdeu para o Millonarios
foto: AFP

Na primeira rodada, o Defensa y Justicia perdeu para o Millonarios


O América enfrentará o Defensa y Justicia nesta quarta-feira (19/4), às 21h, no Estádio Norberto "Tito" Tomaghello, em Florencio Varela, na Argentina, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. O adversário do Coelho faz boa campanha no Campeonato Argentino, conta com artilheiro no elenco e, no passado, já eliminou quatro campeões brasileiros da competição internacional. 

Enquanto o América vem de uma derrota para o Fluminense por 3 a 0, nesse sábado (15), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Defensa y Justicia bateu o Instituto por 1 a 0, pela rodada 12 do Campeonato Argentino. 

A equipe ocupa a quarta colocação na competição nacional, com 21 pontos (seis vitórias, três empates e três derrotas) - o líder River Plate tem larga vantagem e soma 30 pontos. 

Já na Sul-Americana, os times vêm de resultados opostos. O Coelho largou bem na competição internacional ao golear o Peñarol por 4 a 1, no Independência, pela primeira rodada. O Defensa y Justicia começou com o 'pé-esquerdo' ao perder para o Millonarios por 3 a 0 fora de casa.

O artilheiro


O artilheiro do time é Nicolás Fernández, com nove gols (sete pelo campeonato nacional e dois pela Copa Argentina). Com a marca, ele é o vice-artilheiro do Campeonato Argentino, perdendo apenas para o atacante do Tigre, Mateo Retegui, que anotou oito gols no torneio. 

O jogador de 27 anos tem uma certa identificação com o Defensa y Justicia. Ele está no clube desde 2014. De 2020 até o fim de 2021, o atacante defendeu o San Lorenzo. 

Ironicamente, com a transferência, Fernández não participou das principais conquistas da história do Defensa y Justicia. O time foi campeão da Sul-Americana de 2020 e levantou a taça da Recopa de 2021. 

Retrospecto contra brasileiros


Apesar de ter sagrado-se campeão em cima do Palmeiras, pela final da Recopa Sul-Americana de 2021, o Defensa y Justicia não detém bom retrospecto geral contra times brasileiros. 

Em 16 jogos contra equipes do Brasil, foram seis vitórias, três empates e nove derrotas. Contudo, tanto as vitórias quanto as derrotas mais marcantes contaram com eliminações de 'peso'. 

Em 2017, os argentinos eliminaram o São Paulo na primeira fase da Sul-Americana. No entanto, no mesmo ano, na segunda fase do torneio, veio o balde de água fria. A equipe foi eliminada pela Chapecoense. 

Em 2020, eliminou o Vasco nas oitavas de final e o Bahia nas quartas. Posteriormente, o time sagrou-se campeão inédito da Sul-Americana.  

Já pela Libertadores, em 2021, o Defensa y Justicia não foi páreo para o Flamengo, que acabou com o vice-campeonato daquele ano. Nas oitavas de final, o rubro-negro venceu a equipe Argentina por 1 a 0 no jogo de ida, e na partida de volta aplicou uma goleada de 4 a 1, carimbando o passaporte para as quartas da competição.

O confronto mais recente contra brasileiros foi com o Atlético Goianiense, pela fase de grupos da Sul-Americana de 2022. O Dragão venceu os dois jogos. O primeiro, fora de casa, pelo placar mínimo. Em casa, no Antônio Accioly, bateu o Defensa y Justicia por 3 a 2.


Compartilhe