Superesportes

ATLÉTICO

No Atlético do técnico Thiago Larghi, quem brilha são os velhos conhecidos

Atletas que já estavam no clube têm deixado os reforços no banco

Roger Dias
Adílson, que era considerado descartável por Oswaldo de Oliveira, se firmou no time de Larghi - Foto: Bruno Cantini/Atlético
O Atlético contratou sete reforços pontuais para a temporada de 2018, mas somente um tem sido efetivo no time titular: o atacante Ricardo Oliveira. Quem tem se destacado sob o comando do técnico interino Thiago Larghi são atletas que já estavam no clube. Destaques na vitória por 1 a 0 sobre o América, que ajudou o Galo a tirar a vantagem do adversário para chegar à decisão do Campeonato Mineiro, o volante Adílson e o armador Cazares ganham cada vez mais prestígio e confiança para encarar o segundo jogo, neste domingo, novamente no Horto.

Curiosamente, o Galo trouxe caras novas justamente para essas posições. Para o meio-campo, contratou o experiente Arouca por indicação do técnico Oswaldo de Oliveira, demitido no mês passado. E para a criação de jogadas, foi à Argentina buscar o jovem Tomás Andrade, que ainda tem dificuldades para se firmar na equipe.

Adílson é um caso à parte. Só ganhou sequência no alvinegro depois que Thiago Larghi assumiu o time de forma interina, no lugar de Oswaldo. Depois de disputar a Florida Cup e ser praticamente considerado carta fora do baralho, o volante cresceu de produção e venceu a concorrência com Arouca. “Realmente, no início do ano, foi bem difícil.
Eu não tinha muito o que falar naquele momento. Era mais trabalho do que qualquer coisa. Há muita gente bacana no Atlético, que acreditava no meu potencial e tem dado um suporte grande para fazer os treinamentos extras, reforços e tudo o que eu precisava, já que tinha perdido em boa parte da pré-temporada”, ressalta.

Muito elogiado por Thiago Larghi depois do jogo contra o América, Cazares tem feito função diferente. Atuando mais recuado, o equatoriano tem encontrado mais espaços para ficar com a bola e criar as jogadas de ataque. “O Cazares precisa jogar de frente para o gol”, diz Thiago Larghi, dando a entender que dificilmente sacará o jogador do time titular.

Nesta temporada, o camisa 10 ficou diversas vezes no banco, mas balançou as redes quando entrou no segundo tempo – foi assim na goleada sobre o Botafogo-PB por 4 a 0, pela Copa do Brasil, e no empate por 1 a 1 com o Tupi, pelo Estadual.

Quem também ganhou espaço com Larghi é o lateral-direito Patric, que está longe de ser unanimidade entre a torcida, mas deixou na reserva Samuel Xavier. O ex-jogador do Sport começou a temporada como titular, mas recebeu muitas críticas por causa das atuações ruins. Com a saída de Marcos Rocha para o Palmeiras, Patric tem a primeira chance de tomar conta da posição e diz se espelhar no antigo dono da camisa 2: “Sempre demonstrei caminho pelo Rocha e todo o trabalho que ele desenvolveu aqui nos faz querer crescer. O Rocha também não era unanimidade e, quanto a isso, estou tranquilo por trabalhar e buscar meus objetivos”.

RESERVAS


Sexta-feira, somente os reservas foram a campo, já que os titulares cumpriram a programação na academia. Larghi aproveitou o tempo para observar os suplentes em um treino com campo reduzido. O armador venezuelano Otero e o atacante Róger Guedes, que já foram titulares, tiveram boa participação ofensiva. O atacante Carlos levou pancada no tornozelo direito e começou o tratamento, ficando como dúvida para o jogo deste domingo.
.