Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético tenta chegar à 12ª final consecutiva do Campeonato Mineiro

Galo conquistou seis títulos estaduais desde 2007

postado em 24/03/2018 19:10 / atualizado em 25/03/2018 17:23

Bruno Cantini/Atlético
Com a vitória no confronto de ida, por 1 a 0, o Atlético reverteu a vantagem do América. Agora, o Galo joga com a possibilidade de empatar o duelo de volta, às 16h deste domingo, no Independência, para avançar à decisão estadual. Caso concretize o feito, o Alvinegro chegará à sua 12ª final consecutiva do Campeonato Mineiro.

Desde a temporada 2007, o Atlético esteve presente em todas as finais da competição. No período, o Galo levantou o troféu em seis oportunidades. O Alvinegro bateu o Cruzeiro em 2007, 2013 e 2017, o Ipatinga em 2010, o América em 2012 e a Caldense em 2015.

Dessa forma, caso a equipe comandada por Thiago Larghi avance à decisão, o Atlético tentará manter a superioridade no estado e buscará sua sétima conquista em 12 disputas.

A luta pelo título de 2007, além de ser a primeira do período mencionado, ficou marcada por um lance emblemático do qual a torcida alvinegra relembra para provocar o goleiro rival. Segundo tempo do confronto de ida, no Mineirão. O árbitro Álvaro de Azeredo Quelhas marca pênalti duvidoso em Marcinho e o próprio meia-atacante amplia o placar para 3 a 0 para o Atlético. Na saída adversária, Vanderlei rouba a bola e, com Fábio de costas para a jogada, chuta ainda da intermediária para anotar o quarto gol atleticano. No segundo jogo, o Cruzeiro fez 2 a 0 ainda na primeira etapa, mas foi só e o troféu ficou com o Galo.

Em 2008 e 2009, o Atlético voltou a enfrentar o rival na final do Campeonato Mineiro. O resultado nesses dois anos foi o inverso de 2007. Goleado no encontro de ida (ambos por 5 a 0), o Galo não conseguiu reverter os placares e viu a equipe celeste ficar com o título.

O Alvinegro voltou a conquistar o estadual em 2010. Em decisão contra o Ipatinga, o Atlético venceu as duas partidas. No primeiro confronto, no Ipatingão, o Galo triunfou por 3 a 2 em duelo muito equilibrado. Na volta, no Mineirão, vitória atleticana por 2 a 0 (o segundo gol foi marcado por Marques, o último do ídolo alvinegro antes da aposentadoria). Foi o 40º título mineiro do clube.

Em 2011, com os estádios de Belo Horizonte sendo reformados para a Copa do Mundo, Atlético e Cruzeiro fizeram as partidas da final na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. No primeiro encontro, vitória alvinegra por 2 a 1. Na volta, triunfo celeste por 2 a 0.

Na sequência, em 2012 e 2013, o Galo levou o bicampeonato em confrontos contra América e Cruzeiro, respectivamente. Frente ao Coelho, empate por 1 a 1 e vitória por 3 a 0. Já no duelo com a Raposa, triunfo por 3 a 0 e revés por 2 a 1.

Em 2014, Atlético e Cruzeiro empataram as duas partidas da decisão por 0 a 0. Como tinha a vantagem no regulamento por ter ficado à frente na fase de classificação, a equipe celeste ficou com o título.

Em 2015, o Galo voltou a enfrentar um rival do interior na final estadual, a Caldense. Após empate em 0 a 0 na ida, vitória alvinegra por 2 a 1 na volta e mais um troféu para o Atlético.

A decisão de 2016 foi frente ao América. O Coelho venceu o primeiro duelo por 2 a 1. No confronto de volta, o Atlético ia vencendo por 1 a 0 e ficando com o título. Danilo, hoje lateral-esquerdo do Galo, fez o gol de empate e do título alviverde na ocasião.

Na temporada passada, Atlético e Cruzeiro voltaram a se enfrentar na grande decisão. Em dois confrontos extremamente disputados, o Galo levou a melhor. A equipe alvinegra segurou um empate em 0 a 0, no Mineirão, e venceu o rival por 2 a 1, no Independência, para levantar seu 44º título estadual.

Tags: atlético galo finais interiormg estadual mineiro