Superesportes

ATLÉTICO

Atlético amplia tabu de 23 anos no Mineiro e fica a empate do título

No Estadual, time alvinegro não perde um jogo mata-mata para equipes de fora de Belo Horizonte desde a temporada 1997; de lá para cá, foram 33 partidas

João Vitor Marques
Atlético venceu Tombense por 2 a 1 no jogo de ida da final do Mineiro - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Com a vitória desta quarta-feira por 2 a 1 sobre o Tombense no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro, o Atlético ampliou a longa sequência invicta em mata-matas do Estadual contra equipes de fora de Belo Horizonte. São 23 anos - ou 33 partidas - sem derrotas nesse cenário.


Leia também:

Para ser campeão, o time alvinegro precisa apenas de um empate na partida de volta. As equipes voltam a se enfrentar neste domingo, a partir das 16h, novamente no Mineirão. Derrota alvinegra por qualquer resultado garante a taça ao Tombense.

Histórico


O Atlético não perde para equipes não sediadas na capital em mata-mata estadual desde 1997. Naquela temporada, o time da capital foi derrotado por 3 a 1 pelo Villa Nova, em 18 de maio, na partida de ida das quartas de final. O jogo foi disputado no Estádio Castor Cifuentes, o ‘Alçapão do Bonfim’, em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH.

Na semana seguinte, em 25 de maio, o Atlético venceu o jogo de volta por 1 a 0, no Mineirão. O resultado, porém, não foi suficiente para o time alvinegro, eliminado precocemente na competição estadual.



Desde aquela derrota para o Villa em 1997, o Atlético disputou 33 partidas eliminatórias diante de equipes de fora da capital no Campeonato Mineiro. Nesse período, foram 26 vitórias, sete empates, nenhuma derrota, 63 gols marcados e 17 sofridos.

A partir de 1998, o Atlético não foi eliminado nenhuma vez por equipes de fora da capital. Ao longo desses anos, superou dez times: Caldense (três vezes), Democrata (duas vezes), Tupi (duas vezes), Uberaba, Rio Branco, Ipatinga, Tombense, URT (três vezes), Tupynambás e Boa Esporte.

Retrospecto do Atlético na fase mata-mata do Campeonato Mineiro desde 1997

 
2020 - Eliminou o América na semifinal. O Tombense, rival da final, é o primeiro adversário do interior no mata-mata desta edição do Estadual.


2019 - Eliminou o Tupynambás nas quartas de final e o Boa Esporte na semifinal. Na final, perdeu para o Cruzeiro.
2018 - Eliminou a URT nas quartas de final. Na semifinal, eliminou o América. Na final, foi derrotado pelo Cruzeiro.
2017 - Eliminou a URT na semifinal e foi campeão ao bater o Cruzeiro na final.
2016 - Eliminou a URT na semifinal. Na final, perdeu para o América.
2015 - Eliminou o Cruzeiro na semifinal. Na final, foi campeão após superar a Caldense.
2014 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Eliminou o América na semifinal e foi superado pelo Cruzeiro na decisão.
2013 - Eliminou o Tombense na semifinal e foi campeão ao derrotar o Cruzeiro na decisão.


2012 - Eliminou o Tupi na semifinal e foi campeão ao derrotar o América na decisão.
2011 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Eliminou o América na semifinal e foi vice-campeão ao perder para o Cruzeiro na decisão.
2010 - Superou o América nas quartas de final, o Democrata na semifinal e o Ipatinga na final, sagrando-se campeão.
2009 - Eliminou o Uberaba nas quartas de final e o Rio Branco na semifinal. Na final, foi superado pelo Cruzeiro.
2008 - Eliminou o Tupi na semifinal e foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Cruzeiro na decisão.
2007 - Eliminou o Democrata na semifinal e foi campeão ao superar o Cruzeiro na decisão.


2006 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Foi eliminado na semifinal pelo Cruzeiro.
2005 - Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Foi eliminado na semifinal pelo Cruzeiro.
2004 - Eliminou a Caldense na semifinal e foi vice-campeão ao perder a decisão para o Cruzeiro.
2003 - Regulamento da competição estabeleceu que o formato de disputa fosse de pontos corridos. Portanto, não houve mata-mata.
2002 - Por disputar a Copa Sul-Minas, o Atlético - a exemplo dos outros times da capital - não disputaram o Campeonato Mineiro. A equipe alvinegra jogou o Supercampeonato Mineiro, que contou com dois representantes do interior (Caldense e Mamoré). Porém, o formato de disputa não previa confrontos mata-mata.


2001 - Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi vice-campeão ao perder a decisão para o América e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.
2000 - Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi campeão ao vencer a decisão contra o Cruzeiro e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.
1999 - Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi campeão ao vencer a decisão contra o América e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.


1998 - Eliminou a Caldense nas quartas de final e o América na semifinal. Na decisão, foi superado pelo Cruzeiro e ficou com o vice-campeonato.
1997 - Foi eliminado pelo Villa Nova nas quartas de final.