None

CAMPEONATO MINEIRO

Atlético vira no último lance sobre o Tombense e está a um empate do título mineiro

Time de Tombos saiu na frente com Rubens, mas o Galo virou com os gols de Eduardo Sasha e Keno, no último lance da partida

postado em 26/08/2020 23:33 / atualizado em 26/08/2020 23:55

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O empate no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro estava praticamente sacramentado. O Atlético, no entanto, acreditou até o último lance e foi premiado diante de um valente Tombense. Com gol de Keno, aos 52 minutos da etapa final, o Galo venceu de virada, por 2 a 1, no Mineirão, e abriu vantagem na decisão do Estadual. Rubens marcou o primeiro gol da partida para a equipe de Tombos, enquanto Eduardo Sasha empatou para o alvinegro no Gigante da Pampulha.

Os dois times voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h, também no Mineirão. O Galo precisa apenas de um empate para conquistar o título. Já o Tombense precisa da vitória para levantar a taça do Estadual pela primeira vez. 

O Atlético criou mais durante a partida, mas sofreu em lances isolados na segunda etapa. Rafael, mero espectador na etapa inicial, salvou duas vezes o alvinegro e evitou a derrota no Mineirão. Já no ataque, a equipe comandada por Sampaoli teve dificuldades na criação e assustou mais nos chutes de longe. Quando tudo parecia definido, Keno recebeu pela direita e finalizou. A bola resvalou em dois defensores e tirou qualquer chance de defesa de Felipe. 



O jogo


O técnico Jorge Sampaoli apostou em uma mudança de formação para a partida contra o Tombense. O argentino escalou o Galo com apenas um volante (Jair) e quatro atacantes: Savarino, Keno, Marrony e Eduardo Sasha, que faz seu primeiro jogo como titular da equipe.

Em campo, Sampaoli colocou o Atlético para fazer a saída de bola com três jogadores: Guga, Réver e Junior Alonso. Guilherme Arana se movimentava para dar suporte pelo meio-campo. No ataque, Sasha era quem mais se movimentava para buscar a bola. O atacante, que trabalhou com o treinador no ano passado, participou ativamente no ataque com bons toques e movimentações interessantes.

Mesmo com muitos atletas no setor ofensivo, o Atlético teve dificuldades para vencer o sistema defensivo do Tombense. Com muitos adversários em frente à área, o Galo abusou dos cruzamentos (12) e levou mais perigo em finalizações de fora da área: Hyoran e Guilherme Arana pararam no goleiro Felipe, enquanto Keno chutou com muito perigo.

O Tombense, por sua vez, tentou buscar os contra-ataques em velocidades, mas não conseguiu espaço diante da forte marcação do Galo já no setor ofensivo. A equipe de Tombos não levou muito perigo. 

O Galo voltou para a etapa final com duas mudanças: saíram Savarino e Marrony para as entradas de Marquinhos e Alan Franco. O Atlético iniciou o segundo tempo pressionando e criou algumas chances logo nos primeiros minutos. Mas foi o Tombense que pulou na frente no marcador.

Após cruzamento da esquerda, Rubens foi derrubado por Junior Alonso na área. O lance parecia normal, mas o VAR chamou Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira que assinalou o pênalti. Na cobrança, o centroavante chutou no canto esquerdo de Rafael, sem chances para o goleiro do Galo, e abriu o placar: 1 a 0.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


O empate, no entanto, não demorou muito. O Galo foi para a pressão, e Junior Alonso chutou de longe. O goleiro Felipe, que fazia boa partida, soltou nos pés de Eduardo Sasha, que tocou para o gol vazio: 1 a 1.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


O Atlético seguiu com as rédeas da partida, mas não conseguiu definir bem as jogadas. Já o Tombense teve chance de ouro para conquistar vantagem ainda maior no Mineirão. Matheus Lopes cabeceou e Rafael fez grande defesa. No rebote, Rubens tocou e o goleiro alvinegro salvou com o pé. O Galo buscou o gol nos últimos minutos e acabou premiado. Aos 52', Keno recebeu pela direita, chutou cruzado, a bola desviou em dois defensores e entrou para o fundo das redes: 2 a 1 e vitória alvinegra no Mineirão.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


ATLÉTICO 2 X 1 TOMBENSE


Atlético
Rafael; Guga (Mariano, aos 34/2°T), Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair e Hyoran (Bruno Silva, aos 18/2°T); Savarino (Marquinhos, no intervalo), Keno, Eduardo Sasha (Allan, aos 34/2°T) e Marrony (Alan Franco, no intervalo)
Técnico: Jorge Sampaoli

Tombense
Felipe; David (Da Silva, aos 46/2°T), Admilton, Matheus Lopes e João Paulo; Rodrigo (Falcão, aos 40/2°T), Serginho (Ramon, aos 46/2°T) e Ibson; Cássio Ortega, Marquinhos (Gabriel Lima, aos 22/2°T) e Rubens (Maycon Douglas, aos 40/2°T)
Técnico: Eugênio Souza

Gols: Eduardo Sasha (19/2°T) e Keno (52/2°T) (Atlético); Rubens (17/2°T) (Tombense)
Cartões amarelos: Jair (20/1°T), Keno (52/2°T) (Atlético); Rodrigo (15/1°T), Marquinhos (32/1°T) (Tombense)

Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: quarta-feira, 26 de agosto de 2020, às 21h30

Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Tags: galo atlético campeonato mineiro atleticomg tombense