Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Eliminação, jejum e novo técnico: crise do Flu antes de encarar Atlético

Próximo do Z4 no Brasileiro, Tricolor tenta reagir após demissão de Roger Machado

José Cândido Junior
Fluminense, de Fred, amargou eliminação na Libertadores antes de jogos contra Atlético - Foto: DOLORES OCHOA/AFP
Líder do Campeonato Brasileiro, o Atlético visita o Fluminense nesta segunda-feira, às 20h, em São Januário, pela 17ª rodada. Em alta na temporada, o Galo encontra um adversário em situação oposta. O Tricolor não vence há quatro partidas, tenta se distanciar da zona do rebaixamento na Série A e vem de eliminação para o Barcelona-EQU nas quartas de final da Copa Libertadores da América. O resultado custou o emprego do técnico Roger Machado



Nesse sábado, o Fluminense oficializou a demissão de Roger Machado e efetivou Marcão, então assistente, como o novo treinador da equipe. O ex-volante tem a missão de comandar a reação tricolor às vésperas da decisão nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o mesmo Atlético. As equipes iniciaram o mata-mata na próxima quinta-feira, às 21h30, no Engenhão, no Rio de Janeiro. 

O Fluminense não vence desde a classificação às quartas de final da Libertadores  - 1 a 0 sobre o Cerro Porteño, no Maracanã. Na sequência, o time perdeu para América (1 a 0) e Internacional (4 a 2), fora de casa, pelo Brasileiro, e empatou duas vezes com o Barcelona-EQU. Após 2 a 2 no Rio, o Tricolor não conseguiu sair do 0 a 0 em Guayaquil e deu adeus à competição sul-americana, na qual o Atlético vai disputar as semifinais contra o Palmeiras

O experiente centroavante Fred avaliou a situação do Fluminense. "Vamos enfrentar momentos de abatimento, o que é natural, porque a decepção pela eliminação foi grande. Mas estamos focados em recuperação, trabalho e evolução, para vencermos o Atlético, outra pedreira. Não temos tanto tempo para lamentar", declarou o capitão tricolor, com passagem pelo Galo nas temporadas 2016 e 2017.  

Sob o comando de Roger na temporada, o Fluminense teve 19 vitórias, 12 empates e 11 derrotas em 42 partidas. No Campeonato Brasileiro, os cariocas ocupam a 15ª colocação, com 17 pontos, 20 a menos que o líder Atlético e apenas um à frente do Grêmio, que abre a zona do rebaixamento. 



Baixas no elenco


Além da eliminação, o Fluminense voltou do Equador com duas baixas no elenco: o meia Paulo Henrique Ganso sofreu uma fratura no braço direito na partida e vai passar por cirurgia. O também meia Yago teve uma entorse no tornozelo esquerdo, mas não preocupa o departamento médico do clube. No entanto, ele é dúvida para encarar o Atlético. 

Em compensação, o atacante Caio Paulista voltou a treinar com os companheiros após lesão na coxa direita. Já o meia-atacante Gabriel Teixeira ainda se recupera de contusão na coxa esquerda.