2

Tite rebate pergunta sobre Daniel Alves: 'Não vim aqui para agradar'

Treinador pediu à repórter que fizesse um questionamento próprio e não utilizasse as redes sociais como exemplos para críticas aos convocados da Seleção

07/11/2022 14:40 / atualizado em 07/11/2022 17:23
compartilhe
Tite também explicou a presença de Daniel Alves entre os convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo
foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite também explicou a presença de Daniel Alves entre os convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo


Tite rebateu fortemente uma pergunta sobre a presença de Daniel Alves na lista de convocados na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo no Catar. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (7/11), o treinador foi questionado por uma repórter sobre a possível discordância dos torcedores, mas afirmou que não busca agradar as pessoas. 


 
A jornalista Patrícia Lopes, da beIN Sports (rede de televisão por assinatura), usou uma enquete publicada no Twitter para exemplificar a desaprovação pelo chamado do experiente lateral-direito. Em seguida, perguntou ao comandante do Brasil como ele lidava com a 'pressão popular'. 
 
"Mas aí eu estava vendo agora aqui uma enquete: 'Você aprova a convocação de Daniel Alves para a Copa?'. São 89,7% 'não' e apenas 10,3% 'sim'. Essa convocação do Daniel Alves, como você vê isso do 'popular', das pessoas reclamando dessa convocação do Daniel? A torcida", disse a repórter.
 
Ao responder, Tite deixou claro que não gostou da indagação e afirmou: 'não vim aqui para agradar as pessoas. Além disso, ele questionou a proporção da população brasileira presente nas redes sociais e pediu à repórter que fizesse uma pergunta própria dela. 
 
"Patrícia, boa tarde. Tu não quer fazer uma pergunta tua, só? E não pegar um gancho de uma outra. E te explico o por quê. Que referência é o Twitter, com quantos milhões de torcedores brasileiros nós temos? E eu não tenho, eu não vim aqui para agradar as pessoas que estão no Twitter, com mídias sociais e que se expressam ali", explicou Tite. 


 

Daniel Alves na Copa

 
A presença de Daniel Alves na Copa do Mundo foi o grande questionamento por parte dos torcedores nas redes sociais. Aos 39 anos, o lateral-direito é o jogador mais velho chamado pela Seleção Brasileira na história das Copas do Mundo.


 
Na atual temporada, ele disputou 12 jogos pelo Pumas, do México, e sofreu críticas recentes da imprensa local. Anteriormente à discussão com a repórter, Tite já havia justificado a presença do jogador na lista. 
 
"O critério para o Daniel Alves é o critério de todos. Premia qualidade técnica individual, aspecto físico e traz o seu aspecto mental, tal qual os outros - alguns com uma ou outra a mais qualidade", afirmou. 
 
Dani Alves também foi totalmente aprovado pelos preparadores físicos da Seleção. Além do jogador, Tite conta com Danilo, que deve ser o titular na lateral-direita.
 
Veja, abaixo, o diálogo completo entre Tite e a repórter.  

Patrícia Lopes, Bein Sports
: "Eu vou tocar de novo na tecla do Daniel Alves, porque você fez um trabalho a longo prazo, convocou mais de 80 jogadores nesse ciclo, só que um dos trending topics no Twitter é o assunto ‘Daniel Alves’. Não havia clamor popular por algum jogador. Talvez, antes, pelo Pedro, mas o Pedro está na lista, foi convocado, vem jogando bem. Mas aí eu estava vendo agora aqui uma enquete: ‘Você aprova a convocação de Daniel Alves para a Copa?’. São 89,7% ‘não’ e apenas 10,3% ‘sim’. Essa convocação do Daniel Alves, como você vê isso do ‘popular’, das pessoas reclamando dessa convocação do Daniel? A torcida."

Tite: Patrícia, boa tarde. Tu não quer fazer uma pergunta tua, só? E não pegar um gancho de uma outra. E te explico o por quê. Que referência é o Twitter, com quantos milhões de torcedores brasileiros nós temos? E eu não tenho, eu não vim aqui para agradar as pessoas que estão no Twitter, com mídias sociais e que se expressam ali. É um público que não sei que percentual é do povo brasileiro. Por que vou me remeter a eles? O que eu posso fazer? E isto eu faço: eu respeito opiniões divergentes. Eu não estou aqui para convencer todas essas pessoas, não tenho essa pretensão e não quero. Não quero. Só quero dar dados informativos, verdadeiros, para que as pessoas façam a sua própria análise e democraticamente tenham a sua opinião. É nossa função aqui passar informações. Agora, opinião em cima disso? Poxa, é de cada um. Eles têm todos o meu respeito, mesmo essa parcela diminuta, daqui a pouco, de quantos milhões de brasileiros… Não sei a população total. Me ajudem aí. 220 (milhões)? 220. Sabe? Respeito, sim, respeito, volto a dizer. Mas… Até se tu quiseres fazer uma pergunta tua, sem pegar o gancho, fica legal. An? Está bom assim?

Patrícia: Essa pergunta era minha, claro.

Tite: Então tá.

Patrícia: É porque estou vendo que é um dos assuntos mais comentados e que está causando mais polêmica. Por isso que fiz essa pergunta. Obrigado pela sua resposta e boa sorte na Copa.

Tite: Obrigado.

Compartilhe