2

Equador vence Catar na abertura da Copa em jogo com torcida desanimada

Estádio Al Bayt se esvaziou ainda durante a partida e viu o silêncio reinar; em campo, Enner Valencia marcou duas vezes e garantiu o triunfo sul-americano

20/11/2022 14:56 / atualizado em 20/11/2022 16:18
compartilhe
Enner Valencia marcou os dois gols da vitória do Equador sobre o Catar por 2 a 0
foto: AFP

Enner Valencia marcou os dois gols da vitória do Equador sobre o Catar por 2 a 0



As luzes do Estádio Al Bayt voltaram a se acender após uma das cerimônias de abertura mais bonitas da história. Minutos depois da festa neste domingo (20/11), era a hora de a bola finalmente rolar para a Copa do Mundo do Catar. A seleção local desafiaria o Equador, pelo Grupo A, com a responsabilidade de atuar sob os olhares do emir Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani - criticado pelo Ocidente, mas amado no Oriente Médio. No entanto, o show local se limitou à abertura. Os sul-americanos dominaram um jogo pouco movimentado e venceram por 2 a 0, com gols do atacante Enner Valencia.

Catar 0 x 2 Equador: fotos do jogo de abertura da Copa do Mundo



Os cantos tímidos de incentivo partiam de parcelas pequenas dos presentes. Atrás de um dos gols, animados torcedores do Catar, vestidos de vinho, pularam e incentivaram a seleção local. Do lado oposto, equatorianos, em bom número na arena, respondiam.

Mas grande parte do estádio permaneceu sentada durante a partida. Houve momentos, inclusive, em que os equatorianos começaram uma “ola”, que não continuava quando chegava aos árabes. Muita gente, aliás, nem voltou para o segundo tempo ou foi embora antes do fim da partida..

No fim das contas, o momento de maior empolgação do primeiro dia de Copa do Mundo foi mesmo a Cerimônia de Abertura. Em campo, Equador e Catar fizeram o que deles se esperava.

Nesta segunda-feira, a partir das 13h, Senegal e Holanda completam a primeira rodada da chave, no Estádio Al Thumama.

Na próxima rodada, o Catar enfrenta Senegal, enquanto o Equador desafia a favorita Holanda. Os jogos serão na sexta-feira.



O jogo


A primeira partida da Copa do Mundo começou agitada no Estádio Al Bayt. Mesmo enfrentando o país sede do torneio, os equatorianos partiram para cima desde o início.

Com apenas dois minutos, o goleiro Al-Sheeb vacilou ao tentar cortar um cruzamento e soltou a bola na área. Torres, então, tentou finalizar de voleio. No meio do caminho, Enner Valencia desviou de cabeça e balançou as redes. O tento, entretanto, acabou sendo anulado pelo VAR, que flagrou impedimento na jogada.

Mesmo com a frustação, o Equador não tirou o pé do acelerador. Aos 14, Enner Valencia recebeu grande passe em profundidade, invadiu a área e foi derrubado pelo arqueiro. Imediatamente o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, o próprio atacante assumiu a responsabilidade e abriu o placar.

E não demorou para a vantagem aumentar. Com 30 minutos, Torres cruzou com precisão pela direita para Enner Valencia, que cabeceou no cantinho para marcar mais um.

A partir de então, os sul-americanos diminuíram o ritmo e deixaram os donos da casa com a posse de bola. A seleção do Catar levou perigo apenas no último lance do primeiro tempo. Depois de boa trama pela direita, Almoez Ali recebeu ótimo cruzamento e tentou testar para o chão, mas mandou para fora.



Segundo tempo


Na volta do intervalo, o Equador seguiu melhor. Com o relógio marcando nove minutos, Ibarra foi acionado na ponta esquerda, cortou para o meio e bateu colocado. Atento, Al-Sheeb espalmou.

Os anfitriões responderam aos 16. Após cruzamento de Hassim, Pedro Miguel subiu mais que a defesa adversária e testou com perigo pelo lado da meta.

A partir de então, o jogo caiu muito de rendimento. Com o placar tranquilo, a seleção equatoriana passou a apenas controlar a posse de bola. Enquanto isso, o Catar até tentava se lançar, mas encontrou muita dificuldade para criar chances.

A melhor oportunidade dos donos da casa saiu já aos 40 minutos. Muntari foi lançado e tentou encobrir o goleiro. A bola passou raspando o travessão. Assim, a abertura da Copa do Mundo de 2022 terminou com a vitória dos equatorianos.

Catar 0 x 2 Equador


Catar

Al Sheeb; Al-Rawi, Khoukhi e Hassan; Pedro Miguel, Boudiaf, Al Haydos (Waad), Hatem e Ahmed; Akram Afif e Almoez Ali (Muntari). Técnico: Felix Sanchez.

Equador

Galíndez; Presciado, Félix Torres, Hincapié, Estupiñán; Plata, Méndez, Caicedo (Franco) e Ibarra (Sarmiento); Valencia (Cifuentes) e Estrada (Kevin Rodríguez). Técnico: Gustavo Alfaro.

Estádio: Al Bayt, em Al Khor (Qatar)
Público: 67.372 torcedores
Árbitro: Daniele Orsato (Itália)
Assistentes: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini
Cartões amarelos: Al Sheeb, Almoez Ali e Karim Boudiaf (QAT); Caicedo E Méndez (EQU)
Gols: Enner Valencia (EQU), aos 16' e aos 31' do primeiro tempo

Compartilhe