2

Autor de gol dos EUA na Copa é filho de ex-melhor do mundo; saiba quem é

Além de ser o único africano eleito melhor do mundo pela FIFA e Bola de Ouro, pai de Timothy Weah é presidente de seu país e nunca jogou uma Copa do Mundo

21/11/2022 18:25 / atualizado em 21/11/2022 18:54
compartilhe
Timothy Weah marcou o primeiro gol dos Estados Unidos na Copa do Mundo do Catar
foto: Jewel SAMAD / AFP

Timothy Weah marcou o primeiro gol dos Estados Unidos na Copa do Mundo do Catar

O jovem atacante Timothy Weah, de 22 anos, foi o autor do primeiro gol da seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo do Catar. E além da boa finalização que colocou a equipe norte-americana em vantagem contra País de Gales, na tarde desta segunda-feira (21/11), outro fator chama a atenção quando se trata do jogador: seu sobrenome.

E não é coincidência, Timothy é filho de George Weah, lendário atacante liberiano que foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e recebeu a Bola de Ouro no ano de 1995, quando atuava pelo Milan, da Itália. Até hoje, o ex-atleta é o único africano a receber ambos os prêmios. Assim como seu filho, George era atacante.

Apesar da história de seu pai pela Libéria, Timothy Weah decidiu defender os Estados Unidos. Atualmente, o jovem atacante atua pelo Lille, da França. Em sua ainda curta carreira, Weah atuou nas categorias de base do New York Red Bulls, dos Estados Unidos, antes de se transferir para o Paris Saint-Germain, da França, em 2014, onde chegou ao time principal.
 
Sem muito espaço no PSG, Weah foi emprestado ao Celtic, da Escócia, na temporada 2018/19, antes de se transferir para o Lille, em 2019/20. Na temporada atual, o atacante disputou seis partidas e deu duas assistências, sem balançar as redes.

George Weah

Ainda não é possível saber onde Timothy Weah chegará em sua carreira, mas caso ele queira, ao menos, chegar perto do pai, ele terá que jogar muita bola. George Weah, nascido em 1966, começou sua jornada no futebol atuando pelo Mighty Barrolle, da Libéria, em 1986. Antes de deixar o seu país, ele ainda atuou pelo Invincible Eleven.

Seu bom desempenho no futebol local o rendeu uma mudança para o Africa Sports, da Costa do Marfim, em na temporada 1986/87. Ele ainda jogou no Tonnerre Yaoundé, de Camarões, em 1988, antes de rumar ao futebol Europeu.

Seu primeiro clube na Europa foi o Monaco, da França, na temporada 1988/89, onde ficou até 1992, quando se transferiu para o PSG, caminho que seria seguido por seu filho, no futuro.

George Weah viveu em terras francesas até a temporada de 1994/95, até ir para o Milan, onde viveu sua melhor fase e conquistou as maiores premiações individuais possíveis para um jogador de futebol.

Na virada dos anos 2000, George Weah foi jogar na Inglaterra, por Chelsea e Manchester City, antes de voltar à França atuando pelo Olympique Marseille, em 2000/01. O lendário atacante encerrou sua carreira em 2002/03, após duas temporadas defendendo o Al Jariza, dos Emirados Árabes Unidos.

Por sua seleção, Weah disputou 61 jogos e marcou 22 gols, mas nunca teve a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo. 

Presidente de seu país

Um fato curioso é que George Weah é atualmente o presidente da Libéria, seu país, pelo Congress for Democratic Change. Ele foi eleito em 2017 e tomou posse em 2018. Antes de assumir o principal posto político de seu país, Weah havia sido Senador do Condado de Montserrado entre 2015 e 2018.
 
George Weah na COP27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), realizada no Egito, neste mês de Novembro
foto: AHMAD GHARABLI / AFP

George Weah na COP27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), realizada no Egito, neste mês de Novembro

 

Estados Unidos empata

Apesar do gol, Timothy Weah não conseguiu levar sua equipe aos três pontos. Com um gol de Gareth Bale, de pênalti, já no segundo tempo, o País de Gales chegou ao empate por 1 a 1, resultado que se manteve até o final da partida.

Os Estados Unidos voltam a jogar na sexta-feira (25), às 16h, contra a Inglaterra. Já o País de Gales entra em campo também no dia 25, contra o Irã, às 7h.

 

 



Compartilhe