2

Dois anos após morte, Maradona é homenageado na Copa do Mundo do Catar

Ex-jogador morreu no dia 25 de novembro de 2020, e esta é a primeira Copa do Mundo sem sua presença. Conmebol organizou homenagem no país-sede

25/11/2022 10:31 / atualizado em 25/11/2022 13:18
compartilhe
Maradona venceu duas Copas do Mundo e foi lembrado no Catar
foto: Reprodução: JUAN MABROMATA / AFP

Maradona venceu duas Copas do Mundo e foi lembrado no Catar


 
A morte de Diego Maradona completa dois anos nesta quinta-feira(25). O ídolo argentino, considerado um dos melhores jogadores do mundo foi homenageado no Catar, país-sede da Copa do Mundo. Em uma iniciativa da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), estiveram presentes campeões mundiais pela Argentina e Stoichkov, ex-atacante búlgaro que era amigo de Maradona. 

Maradona é considerado uma santidade na Argentina
foto: Reprodução/AFP

Maradona é considerado uma santidade na Argentina

 

Além dos craques que venceram e disputaram o Mundial no passado, fãs argentinos homenagearam "Dieguito" no jogo de estreia da Argentina contra a Arábia Saudita. Campeão mundial pela seleção, em 1986, Maradona será homenageado em todas as Copas do Mundo, do que depender do presidente da Fifa, Gianni Infantino. 

"Gostaria que em cada Mundial, a partir de agora, haja um dia em que celebremos Maradona. Poucos fizeram o que ele fez no futebol. Gostaríamos que ele estivesse conosco neste Mundial, mas ele está em nossos corações", disse o dirigente esportivo na cerimônia. 

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, e Claudio Tapia, da Associação de Futebol Argentino (AFA) também estiveram presentes. Os campeões do mundo em 1978, Daniel Bertoni, Ubaldo Fillol, Julio Ricardo Villa, Mario Kempes, Omar Larrosa e Alberto Tarantini foram outros que participaram.

Stoichkov (segundo à direita) e campeões mundiais pela Argentina homenageiam Maradona no Catar
foto: Reprodução: JUAN MABROMATA / AFP

Stoichkov (segundo à direita) e campeões mundiais pela Argentina homenageiam Maradona no Catar

 

Além dos craques Sergio Batista, Ricardo Bochini, Oscar Ruggeri, Jorge Burruchaga, Ricardo Giusti, Carlos Tapia e Héctor Enrique, vencedores em 1986. Os ex-jogadores Sorín, Diego Simeone e Javier Zanetti também estavam na homenagem. 

A morte de Maradona

Maradona morreu após uma parada cardíaca, aos 60 anos. Duas semanas antes de seu falecimento, o ex-jogador havia feito uma cirurgia no cérebro.

Ele estava em casa, quando teve um mal súbito e não resistiu. No início do mesmo mês, ele havia sido internado com sintoma de anemia e foi quando descobriu uma pequena hemorragia no cérebro. 

Compartilhe