Ah, o futebol... Neste domingo (27), Bélgica e Marrocos travavam um duelo com amplo favoritismo da seleção europeia, que reúne astros do futebol mundial. Mas o esporte nem sempre é tão lógico assim. Os marroquinos jogaram "em casa" no Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar. Nas arquibancadas, os torcedores de vermelho criaram uma atmosfera de muito apoio e pressão, cenário fundamental para empurrar o time à histórica vitória por 2 a 0, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo.
No primeiro tempo equilibrado, os marroquinos balançaram as camisas, bateram palmas e passaram confiança ao time, que já tinha endurecido a vida da Croácia no empate por 0 a 0 na primeira partida.
A etapa final reservou a parte principal do show. Em campo, Marrocos demonstrou superioridade e foi premiado com um gol de falta de Sabiri, em falha do goleiro Courtois. Nos acréscimos, Aboukhlal deu números finais ao jogo, que teve uma das festas mais impressionantes de uma torcida nesta Copa do Mundo até aqui.
Agora, Marrocos lidera o grupo, com quatro pontos, e depende só de um empate na última rodada para avançar às oitavas de final. Em seguida, aparecem Bélgica (três pontos), Croácia (um) e Canadá (nenhum). Croatas e canadenses completam a rodada neste domingo, em jogo marcado para 13h, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
A rodada decisiva da chave será na próxima quinta-feira (1º), às 12h (de Brasília). Croácia e Bélgica fazem jogaço no Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan. No Al Thumama, em Doha, Canadá e Marrocos se enfrentam.
O jogo
Favorita, a Bélgica até teve mais a bola e finalizou em quantidade superior durante o primeiro tempo, mas não conseguiu se impor diante de Marrocos. Empurrada pela torcida que lotou o estádio, a seleção africana se mostrou um desafiante respeitável.
A etapa inicial não foi lá das mais agitadas. A oportunidade mais importante foi de Marrocos, que chegou a abrir o placar em cobrança de falta de Ziyech, mas o lance foi bem anulado por impedimento, com auxílio do VAR.
O jogo de Marrocos melhorou no segundo tempo. Por detalhes - erros de finalização, domínios ruins -, o gol não saiu nos primeiros minutos. Bem marcados, De Bruyne e Hazard pouco faziam.
A pressão marroquina deu resultado aos 28 minutos. Sabiri cobrou falta lateral, próximo à marca do escanteio, diretamente para o gol. Courtois falhou, e a bola estufou as redes: 1 a 0.
O lance acendeu a torcida de Marrocos, que transformou o estádio em uma panela de pressão contra a Bélgica. Os belgas até tentaram pressionar, mas não conseguiam criar bos oportunidades.
No fim, ainda deu tempo para mais uma explosão de alegria dos marroquinos. Aboukhlal recebeu passe na área e finalizou forte, no alto, sem chances para Courtois.
BÉLGICA 0 X 2 MARROCOS
Bélgica
Courtois; Alderweireld, Vertonghen e Castagne; Meunier (Lukaku, aos 36' do 2ºT), Onana (Tielemans, aos 15' do 2ºT), Witsel, De Bruyne e Thorgan Hazard (Trossard, aos 30' do 2ºT); Eden Hazard (Mertens, aos 15' do 2ºT) e Batshuayi (De Ketelaere, aos 30' do 2ºT)
Técnico: Roberto Martínez
Marrocos
Munir El Kajoui; Hakimi (Attiat-Allah, aos 23' do 2º), Aguerd, Saiss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi (El-Yamiq, aos 33' do 2ºT) e Amallah (Sabiri, aos 23' do 2ºT); Ziyech, Boufal (Aboukhlal, aos 28' do 2ºT) e En-Nesyri (Hamed Allah, aos 28' do 2ºT)
Técnico: Walid Regragui
Motivo: segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Local: Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar
Data e horário: domingo, 27 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Gols: Sabiri, aos 28', e Aboukhlal, aos 47' do 2ºT (MAR)
Cartões amarelos: Onana, aos 29' do 1ºT (BEL); Sabiri, aos 49' do 2ºT (MAR)
Público: 43.738 torcedores
Árbitro: César Ramos (México)
Assistentes: Alberto Morin (México) e Miguel Hernández (México)
VAR: Fernando Guerrero (México)