Nesta quarta-feira, Austrália e Dinamarca se enfrentam pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Trata-se de um confronto direto no Grupo D por uma vaga nas oitavas de final do Mundial. O jogo será ao meio-dia (de Brasília), no Estádio Al Janoub.
A Seleção Australiana, com uma vitória e uma derrota até aqui, ocupa a segunda colocação do grupo, com três pontos. A equipe de Graham Arnold precisa vencer de forma simples para garantir a classificação, mas pode avançar à fase de mata-mata com um empate. Para isso, basta que a Tunísia tropece diante da já classificada França.
O time estreou no Catar com uma dura goleada contra os franceses, por 4 a 1, mas recuperou-se no torneio com um triunfo sobre a Tunísia. O gol heroico foi marcado pelo atacante Mitchell Duke.
A Dinamarca, por sua vez, decepcionou nas duas primeiras partidas e ainda não venceu no Mundial. Até o momento, foi um empate e uma derrota que deixaram a seleção no terceiro posto do grupo, com apenas um ponto conquistado.
Ainda assim, a equipe depende apenas das próprias forças para ir à próxima fase do torneio. Caso vença a Austrália assegura automaticamente a classificação, enquanto, em caso de empate ou derrota, estará eliminada.
Em entrevista coletiva na véspera do jogo decisivo, o treinador Kasper Hjulmand fez mistério quanto a escalação inicial. O comandante não deve ter desfalques para esta quarta: tanto o capitão Simon Kjaer quanto o lateral Andreas Olsen, que não atuaram contra a França, estarão à disposição. A única baixa é o meio-campista Thomas Delaney, cortado por lesão logo após a estreia contra a Tunísia.
"Nunca é fácil montar a equipe, e isso é bom. Vamos analisar o tipo de jogo teremos, com que estrutura vamos jogar e quem se encaixa melhor nela. Treinamos nesta terça, claro que ainda não sabemos como eles vão reagir após o treino, mas todos devem estar prontos para jogar", disse o técnico.
Simultaneamente, os outros componentes do grupo, Tunísia e França, duelam no Estádio Cidade da Educação.
AUSTRÁLIA X DINAMARCA
Local: Estádio Al Janoub, em Al Wakrah (QAT)
Data: 30 de novembro de 2022, quarta-feira
Horário: às 12h (de Brasília)
Árbitro: Mustapha Ghorbal (ALG)
Assistentes: Mokrane Gourari (ALG) e Abdelhak Etchiali (ALG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
AUSTRÁLIA
Mathew Ryan; Karacic, Rowles, Harry Souttar e Behich; Aaron Mooy, McGree e Jackson Irvine; Leckie, Goodwin e Mitchell Duke
Técnico: Graham Arnold
DINAMARCA
Kasper Schmeichel; Bah, Andersen, Christensen e Maehle; Hjobjerg, Jensen e Eriksen; Skov Olsen, Braithwaite e Cornelius
Técnico: Kasper Hjulmand