2

Japão vence Espanha, e seleções avançam às oitavas da Copa do Mundo

Resultado no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar, ainda provocou eliminação da Alemanha, que venceu Costa Rica no outro jogo do Grupo E

01/12/2022 17:55 / atualizado em 01/12/2022 20:18
compartilhe
Japão virou o jogo sobre a Espanha e garantiu classificação às oitavas da Copa
foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Japão virou o jogo sobre a Espanha e garantiu classificação às oitavas da Copa

O Japão venceu a seleção espanhola por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira (1º), no estádio Khalifa, e garantiu a primeira colocação do Grupo E da Copa do Mundo do Qatar, deixando a poderosa Alemanha fora do Mundial.

Agora, o Japão vai enfrentar a seleção da Croácia nas oitavas de final.

A Espanha, que começou a Copa apavorando o mundo com uma goleada por 7 a 0 sobre a Costa Rica, chegou a estar eliminada durante três minutos -tempo que durou a vantagem dos costa-riquenhos sobre os alemães na outra partida-, mas segurou a segunda colocação e agora vai enfrentar Marrocos.

Japão x Espanha: fotos do jogo pelo Grupo E da Copa

Diferentemente do primeiro jogo, os espanhóis iniciaram o confronto com o Japão apostando mais no toque de bola do que na velocidade para chegar ao ataque.

Com o Japão era o contrário. Como era raro ter a posse de bola, o jeito era partir com tudo quando tivesse uma chance. E foi isso o que aconteceu aos 8 minutos, quando Morita abriu para Ito na esquerda, dentro da área, e ele bateu cruzado, para fora.

O troco espanhol foi cruel. Aos 11 minutos, em um cruzamento de Nico Willians pela direita, Morata subiu mais que a defesa japonesa e cabeceou para o fundo da rede.

O resultado complicava o Japão, já que na outra partida a Alemanha já fazia 1 a 0 sobre a Costa Rica e ficava com o segundo lugar do grupo.

A Espanha, por sua vez, manteve a sua postura e seguiu tocando a bola, sem criar muito. O primeiro tempo acabou com 565 passes trocados dos espanhóis contra 116 do Japão e uma posse de bola de 82%.

No segundo tempo, o roteiro mudou completamente. Os japoneses foram para o tudo ou nada e conseguiram uma incrível virada em cinco minutos. Primeiro com um gol de Doan, aos 3 minutos, aproveitando uma saída errada da defesa espanhola. Dois minutos depois, em uma jogada polêmica, Tanaka fez o segundo.

No lance, Doan desceu pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. Mitoma se esticou todo e, em cima da linha de fundo, tocou a bola para a pequena área para Tanaka, que só desviou para o gol entre os zagueiros.

O jogo ficou parado por três minutos até que o VAR pudesse verificar se a bola havia saído completamente antes de Mitoma tocar para a área. A conclusão foi de que a bola estava em jogo e o gol foi confirmado.

O gol balançou a seleção espanhola, que precisou sair de sua característica e partir para cima em busca do gol de empate. Para complicar, no outro jogo, a Costa Rica também conseguia uma virada surpreendente e, além dos alemães, também tirava a vaga da Espanha nas oitavas.

Mas esse panorama durou apenas três minutos, já que a Alemanha conseguia o empate. Mesmo assim, a Espanha ainda procurava se garantir para não ser vítima de uma zebra histórica. Porém, mantinha a posse de bola, mas sem levar perigo ao gol de Gonda.

Com o tempo passando, a Espanha só acumulava posse de bola. Perto dos 40 minutos, já estava com 82%. Mas antes de a juventude espanhola começar a sentir o baque, a Alemanha voltou a ficar em vantagem no outro jogo, o que garantiu o time do técnico Luis Enrique nas oitavas, mesmo diante da derrota para um surpreendente Japão.

Japão x Espanha: fotos das torcidas no jogo da Copa



JAPÃO 2 X 1 ESPANHA


JAPÃO

Gonda; Itakura, Yoshida e Taniguchi; Ito, Morita, Tanaka (Wataru Kendo) e Nagatomo (Kaoru Mitoma); Kamada (Takehiro Tomiyasu), Kubo (Ritsu Doan) e Maeda (Takuma Asano). T.: Hajime Moriyasu.

 

ESPANHA

Unai Simón; Azpilicueta (Dani Carvajal), Rodri, Pau Torres e Balde (Jordi Alba); Busquets, Gavi (Ansu Fati) e Pedri; Nico Williams (Ferrán Torres), Dani Olmo e Morata (Marco Asensio). T.: Luís Enrique.

Gols: Álvaro Morata, aos 11' do 1° T (Espanha). Ritsu Doan, aos 3' do 2° T, Ao Tanaka, aos 8' do 2° T (Japão)
Cartões amarelos: Ko Itakura (Japão), Shogo Taniguchi (Japão), Maya Yoshida (Japão). 

Local: Internacional Khalifa, em Doha (Qatar)
Horário: Às 16h (de Brasília) des
Árbitro: Victor Gomes (África do Sul)
VAR: Fernando Guerrero (México)

Compartilhe