2

Em noite de gala de Mbappé, França bate Polônia e vai às quartas da Copa

Ponta do PSG fez dois golaços e deu assistência para Giroud, que superou recorde de Henry na seleção; adversário na próxima fase será Inglaterra ou Senegal

04/12/2022 13:56 / atualizado em 04/12/2022 14:02
compartilhe
França eliminou Polônia e vai enfrentar Senegal ou Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar
foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

França eliminou Polônia e vai enfrentar Senegal ou Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar

A Seleção Francesa deu mais uma demonstração de força. Com uma atuação de gala de Mbappé - que fez dois golaços e deu assistência - e recorde de Giroud, os atuais campeões mundiais venceram a Polônia por 3 a 1 neste domingo (4), no Estádio Al Thumama, em Doha, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Lewandowski diminuiu para os poloneses.

Na próxima fase, a França enfrentará Inglaterra ou Senegal, que jogam ainda neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor. O duelo das quartas de final está marcado para sábado (10), às 16h, no mesmo Al Bayt.

Mbappé mais uma vez foi decisivo. O craque do PSG fez dois golaços na etapa final e deu a assistência para Giroud abrir o placar ainda no primeiro tempo.

No último lance, Lewandowski teve tempo de marcar de pênalti e diminuir a desvantagem. Mas foi na segunda tentativa. Na primeira (invalidada pela arbitragem), Lloris tinha pegado.

Giroud ultrapassou Henry e se tornou o maior goleador da história da Seleção Francesa, com 52 gols. Já Mbappé se isola como o artilheiro do Mundial, agora com cinco gols.

O jogo


França x Polônia: fotos das torcidas no jogo da Copa do Mundo



Há quatro dias, um episódio influenciou os rumos do que ocorreu no gramado do Estádio Al Thumama neste domingo. A atuação medrosa na derrota por 2 a 0 para a Argentina, que quase custou a vaga no mata-mata, causou uma espécie de trauma nos poloneses.

Desta vez, o time do técnico Czeslaw Michniewicz não se limitou a defender. Porém, a diferença técnica naturalmente fez a França ter a bola por mais tempo e criar situações de perigo.

A Polônia desta vez teve capacidade de incomodar e desperdiçou grandes chances com Zielinski, de dentro da área.

A França também criou - e perdeu - uma oportunidade clara com Giroud. Na segunda vez, porém, o centroavante foi preciso. Recebeu belíssimo passe de Mbappé e tocou na saída de Szczesny para abrir o placar aos 44 minutos e bater o recorde de Henry.

Na volta para o segundo tempo, a França passou a ter mais espaço. De bicicleta, Giroud chegou a marcar, mas o lance já tinha sido invalidado por impedimento. Por outro lado, a Polônia tentou ser mais ofensiva, mas tinha dificuldades de criação.

Num contra-ataque fatal, os franceses ampliaram a vantagem com o artilheiro da Copa do Mundo. Mbappé recebeu de Dembélé e finalizou firme, no alto: 2 a 0, aos 29 minutos.

Dali em diante, pouco mudou na dinâmica da partida. Mas ainda dava tempo para mais uma pintura de Mbappé, nos acréscimos, em finalização no ângulo.

No último lance, Lewandowski diminuiu em cobrança de pênalti (na segunda tentativa) e deu números finais ao jogo: 3 a 1.

França x Polônia: fotos do jogo pelas oitavas da Copa do Mundo



FRANÇA 3 X 1 POLÔNIA


França

Lloris; Koundé (Disasi, aos 47' do 2ºT), Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni (Fofana, aos 21' do 2ºT) e Rabiot; Dembélé (Coman, aos 31' do 2ºT), Griezmann e Mbappé; Giroud (Thuram, aos 31' do 2ºT)
Técnico: Didier Deschamps

Polônia

Szczesny; Matty Cash, Glik, Kiwior (Bednarek, aos 42' do 2ºT) e Bereszynski; Krychowiak (Bielik, aos 26' do 2ºT); Kaminski (Zalewski, aos 26' do 2ºT), Zielinski, Szymanski (Milik, aos 19' do 2ºT) e Frankowski (Grosicki, aos 42' do 2ºT); Lewandowski
Técnico: Czeslaw Michniewicz

Motivo: oitavas de final da Copa do Mundo
Local: Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar
Data e horário: domingo, 4 de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)

Gols: Giroud, aos 44' do 1ºT, e Mbappé, aos 29' e aos 47' do 2ºT (FRA); Lewandowski, aos 54' do 2ºT (POL)
Cartões amarelos: Tchouaméni, aos 32' do 1ºT (FRA); Bereszynski, aos 2', e Cash, aos 43' do 2ºT (POL)

Público: 40.989 torcedores

Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
VAR: Juan Soto (Venezuela)

Compartilhe