2

Entenda a comemoração de Ismaila Sarr que viralizou nas redes sociais

Atacante foi um dos protagonistas da campanha da Seleção de Senegal na Copa do Mundo do Catar; comemoração viralizou e gerou dúvidas sobre significado

05/12/2022 10:45 / atualizado em 05/12/2022 12:44
compartilhe
Entenda a comemoração de Ismaila Sarr que viralizou nas redes sociais
foto: JUNG Yeon-je / AFP

Entenda a comemoração de Ismaila Sarr que viralizou nas redes sociais


 
Ao marcar o gol de pênalti que abriu o placar para a Seleção Senegalesa  no fim do primeiro tempo do jogo contra os equatorianos – que valia a classificação para as oitavas de final da Copa –, Sarr comemorou tapando os olhos com uma das mãos e imitando uma arma contra a sua cabeça com a outra. 
 
 

O gesto pareceu esquecido depois da vitória por 2 a 1 da Seleção Senegalesa. Nesta segunda-feira (5/12), porém, viralizou na internet uma publicação que explicava a “comemoração” de Sarr. 

Segundo a postagem, a comemoração do jogador seria um protesto contra o descaso do Mundo em relação às guerras civis e os massacres na África, sobretudo, na República Democrática do Congo. 


Ao cobrir  os olhos e “atirar” em si, Sarr tentava alertar sobre os constantes conflitos que o continente passa e que, muitas vezes, são “esquecidos” pela mídia e pelas organizações mundiais. 

Origem do Protesto


O protesto não surgiu com Ismaila Sarr. Segundo a página responsável pela análise, a manifestação foi criada pelo congolês Cédric Bakambu, que comemorou um gol com o gesto pela primeira vez em fevereiro deste ano, quando jogava pelo Olympique de Marselha, da França. 

Atualmente no Olympiacos, da Grécia, Bakambu segue usando seus gols para protestar contra a indiferença em relação às guerras e massacres que ocorrem na África. 


Compartilhe