É comum em grandes eventos esportivos o surgimento de diversos prognósticos, palpites e previsões. Estas últimas são baseadas em numerologia, nos astros, em comportamentos de animais, como o lado que um polvo se move num aquário (descanse em paz, Paul).
Mas nem sempre as previsões são bem-sucedidas. Quando algo crava um resultado, as velhas máximas do futebol podem entrar em cena e estragar tudo. Afinal, "o futebol é imprevisível”, versão mais formal de uma que, particularmente, gosto bastante: “O jogo é jogado e o lambari é pescado”.
Pensando nisso, fomos atrás de algumas das previsões para a Copa do Mundo do Catar que não se concretizaram. Confira a seguir!
“Vidente das Copas” diminui seu aproveitamento
Conhecido como “Vidente das Copas” por ter acertado os campeões de 2010 (Espanha), 2014 (Alemanha) e 2018 (França), o paraibano Michael Bruno concedeu entrevista ao site Aventuras na História, do Uol, onde cravou que o Brasil levaria o Hexa para casa. Mas o que se viu foi uma traumática derrota brasileira nos pênaltis, para a Croácia, nas quartas de final.
Além disso, ele acabou errando os adversário da Seleção Brasileira durante os mata-matas, após afirmar que a equipe de Tite enfrentaria o Uruguai nas oitavas, a Espanha nas quartas e a Holanda na semifinal.
Por outro lado, Michael afirmou que a França faria a final contra o Brasil. Ainda viva na competição, pode ser que a equipe de Mbappé realmente alcance a decisão. Para isso, precisará eliminar o Marrocos nas semifinais.
Erro quádruplo
Uma outra previsão que não se concretizou foi a do pai Augusto de Oxalá. Em entrevista ao Social1, ele afirmou que o campeão da Copa do Mundo 2022 viria do Grupo A, composto por Catar, Equador, Senegal e Holanda. Uma previsão arriscada, que não se concretizou. Todas as equipes foram eliminadas do Mundial.
Tubarões também erram
Na toada dos "animais videntes", a tubarão fêmea Ritinha, moradora do Aquário Marinho do Rio (AquaRio), na Zona Portuária, apareceu na Band fazendo previsões relativas aos jogos do Brasil.
Após apostar em vitórias brasileiras contra Sérvia e Suíça, e acertar, a "criatura marinha" confiou demais nos reservas da Seleção contra Camarões e acabou errando ao cravar mais um triunfo dos comandados de Tite.
Após apostar em vitórias brasileiras contra Sérvia e Suíça, e acertar, a "criatura marinha" confiou demais nos reservas da Seleção contra Camarões e acabou errando ao cravar mais um triunfo dos comandados de Tite.
Para “fazer seus palpites”, Ritinha se dirigia a um dos dois potes com comida colocados no aquário. A bandeira pregada no recipiente que ela escolhesse seria o vencedor da partida.
Rápido sim, preciso não
A casa de apostas Betfair promoveu uma corrida de cavalos no jóquei da cidade de Haydock, na Inglaterra, para 'prever' quem levaria a Copa do Mundo deste ano, mas o resultado não foi condizente com o que se viu em campo.
Na corrida, o cavalo da Inglaterra venceu, apontando que a seleção de Harry Kane ficaria com o caneco, mas os ingleses foram eliminados nas quartas de final para a França.
Falha matemática
Bom, algumas pessoas mais céticas podem estar dando pouca atenção a certas previsões, já que estas não são ciências exatas. Mas até mesmo o modelo matemático criado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, uma das mais conceituadas do mundo, falhou quando o assunto foi a Copa de 2022.
E olha, o modelo errou feio. Para ele, a final da Copa do Mundo seria Brasil x Bélgica, com vitória brasileira. A Seleção caiu nas quartas de final, e os belgas nem chegaram a passar da fase de grupos. Além disso, sete dos 16 classificados para o mata-mata, segundo os cálculos, não chegaram nesse estágio da competição.
O modelo matemático funcionou com milhões de simulações dos confrontos da fase de grupos e, posteriormente, dos mata-matas da Copa. Sabe aquela história de “se esses times se enfrentassem dez vezes, um deles ganharia nove”, muito falada em dias de “zebra”. Basicamente foi essa a lógica do algoritmo, multiplicada por alguns milhões.
Previsão pelo PIB?
O corretor inglês Joachim Klemen utiliza um método curioso de previsão de resultados. Ele calcula a força da equipe, ou seja seu elenco, craques, entrosamento, somada a variáveis socioeconômicas, população e o PIB (Produto Interno Bruto) do país.
De acordo com os cálculos de Joachim, a Argentina se sagraria campeã, batendo a Inglaterra na final. Bem, o time de Messi ainda pode conquistar a taça, mas os ingleses já deram adeus à competição após perderem para a França.
Erro da EA… será?
A EA Sports, famosa produtora de jogos esportivos, incluindo a série FIFA, errou sua previsão sobre o Brasil, mas pode acertar a campeã. Isso porque a empresa costuma simular o caminho das Copa do Mundo usando seu jogo de futebol.
Com sucesso nas simulações do campeões de 2010, 2014 e 2018, a EA Sports cravou a Argentina campeã da Copa de 2022, o que ainda é possível, mas enfrentando o Brasil na final.
Isso não aconteceria mesmo que a Seleção Brasileira estivesse na briga, pois as duas rivais se pegariam na semifinal.
Isso não aconteceria mesmo que a Seleção Brasileira estivesse na briga, pois as duas rivais se pegariam na semifinal.
Apesar do erro envolvendo o Brasil, o aproveitamento nas seleções campeãs pode ser mantido caso Messi e companhia levantem a taça.
Zico passa longe, nas quartas de final
Zico, ex-craque da Seleção Brasileira e do Flamengo, apostou nos vencedores dos confrontos das quartas de final da Copa do Mundo, em participação no canal NerdGol Football, do TikTok, e errou todos.
O camisa 10 do Brasil nos Mundiais de 1982 e 1986 afirmou que Brasil, Holanda, Portugal e Inglaterra avançariam às semifinais, o que não ocorreu.
Classificaram-se Croácia, Argentina, Marrocos e França. A precisão que Zico tinha nas faltas acabou faltando nas previsões.
Classificaram-se Croácia, Argentina, Marrocos e França. A precisão que Zico tinha nas faltas acabou faltando nas previsões.
Pontaria certeira em campo, mas ruim fora dele?
Outro que se arriscou a fazer previsões do campeão foi o ex-jogador camaronês Samuel Eto’o. Craque durante sua carreira, o antigo jogador de Barcelona e Inter de Milão é o atual presidente da Federação Camaronesa de Futebol e cravou que sua equipe faria a final da Copa contra o Marrocos.
Apesar do erro, já que Camarões caiu na fase de grupos, Eto’o claramente “puxou a sardinha” das equipes africanas em sua previsão, colocando boas campanhas para todas elas. Mas este é mais um caso de um possível acerto parcial, já que o Marrocos segue vivo na competição e enfrentará a França na semifinal.