2

'Cogitar técnicos estrangeiros na Seleção é desrespeito', dispara Rivaldo

Campeão da Copa do Mundo em 2002, ex-camisa 10 afirma que a CBF deve buscar um técnico com "sangue brasileiro" para o cargo deixado por Tite

12/12/2022 20:39 / atualizado em 12/12/2022 20:59
compartilhe
Rivaldo afirmou que contratar um técnico estrangeiro para a Seleção é um desrespeito com os profissionais brasileiro
foto: MAURO PIMENTEL / AFP

Rivaldo afirmou que contratar um técnico estrangeiro para a Seleção é um desrespeito com os profissionais brasileiro

A ideia de contratar um técnico estrangeiro para comandar a Seleção Brasileira tem dividido opiniões. Entre os que são contra essa possibilidade está Rivaldo. O ex-meia, pentacampeão mundial com a Canarinho, afirmou que assinar com alguém de outro país seria "desrespeitoso" com os profissionais nacionais. 

O camisa 10 do Brasil nas Copas do Mundo de 1998 e 2002 se pronunciou através de sua conta oficial no Instagram, nesta segunda-feira (12/12). Ele também elencou seus favoritos para assumir o cargo deixado por Tite.

"Eu não concordo e acho uma falta de respeito com os treinadores brasileiros que seja cogitado a contratação de um treinador estrangeiro para nossa seleção. Acredito que temos treinadores capacitados para assumir a Seleção Brasileira e fazer um bom trabalho", disparou.

Rivaldo então citou Rogério Ceni, do São Paulo; Fernando Diniz, do Fluminense; Cuca, ex-Atlético; Renato Gaúcho, do Grêmio; e Dorival Jr, ex-Flamengo, como opções viáveis para treinar o Brasil no próximo ciclo de Copa do Mundo.

"Trazer um treinador estrangeiro não é certeza que seremos campeões mundiais. Até porque se fosse certeza, acredito que o treinador estrangeiro gostaria de ser campeão mundial pelo seu país e alegrar sua nação. Com certeza a sua seleção precisa mais (dele) que o Brasil, porque apenas nós somos penta", afirmou.

O ex-meia então elogiou os treinadores estrangeiros, mas disse que a Seleção Brasileira tem que ser dirigida por alguém que "tenha sangue brasileiro correndo nas veias". 

"O mais importante são os (nossos) jogadores. Temos que ajudá-los, encorajar e dar confiança... Porque temos uma bela geração à caminho e uma base com experiência com a amarelinha. Copa do Mundo é um torneio curto e se ganha ou se perde em pequenos detalhes, e isso vai continuar sempre para qualquer seleção com qualquer treinador. Esta é apenas a minha humilde opinião", pontuou Rivaldo.
 

Próxima comissão técnica e permanência de Neymar


O ex-meia ainda falou sobre a Seleção Brasileira à Betfair, site de apostas em que ele é embaixador. Segundo Rivaldo, o Brasil deve preencher a sua comissão técnica com atletas experientes e vitoriosos, como os jogadores que foram responsáveis pelo tetra e pelo penta.

"Eu acredito que uma comissão técnica composta por pessoas que participaram no tetra ou no penta poderão acrescentar um conhecimento positivo e experiência para lidar com os momentos de decisão num torneio. Um pouco como a Argentina vem fazendo com Lionel Scaloni contando com a companhia de outros ex-jogadores, como Pablo Aimar e Samuel", disse o atleta que foi campeão do Mundial de 2002.

Perguntado sobre a possível despedida de Neymar da Seleção Brasileira ter sido diante da Croácia, Rivaldo destacou que o camisa 10 terá espaço no próximo ciclo até a Copa do Mundo de 2026.

"Todos sabemos que o Brasil tem mais uma geração muito talentosa que ainda está crescendo e certamente terá mais experiência em 2026, então, mesmo já não sendo a estrela maior nessa altura, eu acredito que o Neymar pode ser peça chave numa eventual conquista em 2026 e gostaria muito que ele conseguisse se manter em boa forma até lá. Eu acredito que o Neymar tem chances e ainda pode ajudar a Seleção Brasileira daqui quatro anos", concluiu Rivaldo.

Compartilhe